Saltar navegação

OCEANIA

CONCEITO

A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".

Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.

A Oceania possui uma área de 8,4 milhões de km², e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico. 

O maior país do continente, a Austrália, é considerado uma ilha-continente, pois está situado entre o Pacifico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2, que representa 90% do total da Oceania.

O território da Nova Zelândia é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Está a 1750 km da Austrália a leste, o país em questão é considerado um arquipélago, pois é formado por duas ilhas principais: uma localizada ao norte e outra ao sul, entre as duas está o Estreito de Cook.

O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti.

A Polinésia Francesa, grupo de ilhas no Pacífico, também serviu de base para os testes nucleares da França até 1996, no Atol de Mururoa, quando a França assina o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Constatam-se também danos ambientais no Atol e protestos da população local.

Papua Nova Guiné é um país que divide uma ilha com o Irian Ocidental, ilha pertencente à Indonésia. É, portanto, uma ilha dividida em dois continentes: a Oceania e a Ásia. Trata-se de um país produtor e exportador de gêneros agrícolas tropicais (cacau, café e coco) e minérios (petróleo, ouro e cobre). Foi colônia da Austrália, da qual se tornou independente em 1975.

Outro destaque é a minúscula ilha de Nauru, posicionada quase na linhado Equador. Com uma população de 12 mil habitantes, sendo 100% urbana e alta renda per capita, vive exclusivamente da exploração de suas jazidas de fosfato, em fase de esgotamento. Tudo o que a população necessita é importado, incluindo água potável. Nauru é um país suspeito de realizar a lavagem do dinheiro de atividades ilegais (como o da máfia russa). É inacreditável que, em 21 Km_ de área e para sua minúscula população existam 400 bancos lá instalados.

No continente existem ainda onze arquipélagos-Estados com áreas pequenas, dessas destacam os Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Evidentemente, os países mais importantes nesse continente são a Austrália e a Nova Zelândia.

Observamos que a Oceania é um continente com grandes diferenças sócio-econômicas, destacando-se a Austrália e a Nova Zelândia como países de Primeiro Mundo. No entanto, a maior parte das ilhas desse continente, apresenta baixo padrão de vida, são dependentes economicamente de países como a própria Austrália, Nova Zelândia, Japão, EUA, Reino Unido e França.

As ilhas da Oceania destacam-se na produção e exportação de gêneros agrícolas tropicais e em atividades turísticas.

A Austrália e a Nova Zelândia apresentam reduzido crescimento demográfico, elevada expectativa de vida e IDH e reduzidos analfabetismo e mortalidade infantil. Mas, outros países como Kiribati, Papua Nova Guiné e Vanuatu apresentam indicadores muito diferentes. Observe a tabela abaixo e compare especialmente os valores registrados para a Austrália e para Papua Nova Guiné. Observe também que alguns dados não estão disponíveis (nd) devido à falta de controle estatístico da população por parte dos países mais pobres.