Saltar navegação

NOVA ZELÂNDIA

CONCEITO

A Nova Zelândia é um país formado por duas ilhas principais: a do Norte e a do Sul, separadas pelo Estreito de Cook. Seu relevo é montanhoso no interior com planícies litorâneas estreitas.

Localiza-se em uma área instável geologicamente, sujeita a terremotos e a erupções vulcânicas. Seu clima predominante é o temperado oceânico. A população da Nova Zelândia é reduzida, não atingindo 4 milhões de habitantes, concentrados principalmente na Ilha do Norte. A população é predominantemente branca de origem européia. A Nova Zelândia foi uma colônia de povoamento do Reino Unido.

A população nativa dos maoris foi amplamente dizimada nesse processo de colonização constituindo atualmente cerca de 10% da população do país. A maioria da população é urbana e de adultos e o país apresenta um elevado IDH com reduzidos índices de analfabetismo e mortalidade infantil e uma elevada expectativa de vida. O crescimento populacional é muito reduzido.

A maior parte do PIB advém de atividades do setor terciário mas a base da economia são as atividades agropecuárias destacando-se a criação de ovinos. A Nova Zelândia é exportadora de produtos como carne, lã e laticínios.

Na agricultura destacam-se a produção de cereais e batata. Pode ser lembrada também a extração de combustíveis fósseis (especialmente o carvão, no sul) e o turismo, uma atividade em expansão. Relaciona-se comercialmente com países da Comunidade Britânica das Nações e com outros países pertencentes ao bloco da APEC.

Economia: ovinos e bovinos.

Agricultura: cereais e batata.

Indústria: siderurgia, alumínio, carne, lã, laticínios, carvão, pescado.