Saltar navegação

ORGANIZAÇÃO POLITÍCO-ADMINISTRATIVA

Oficialmente o Brasil se constitui em uma República Federativa - República Federativa do Brasil - composta por 26 estados e um distrito federal, onde se situa a capital da República - Brasília, sede do governo e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Cada um dos estados brasileiros, ou seja, cada uma das unidades da Federação, é ainda subdividido em municípios e esses em distritos. Ao todo o Brasil possui 9.274 distritos distribuídos em 4.974 municípios. 

Apesar de o País se constituir em uma Federação é grande a centralização política existente, sendo pequena a autonomia de cada unidade da Federação. 

Os estados brasileiros são ainda agrupados em cinco grandes regiões político-administrativas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. 

  

As delimitações dos territórios de muitos dos estados brasileiros ocorreram, principalmente, no final do século XIX. Mas tivemos outras mudanças mais contemporâneas, que aconteceram em 1977, quando surgiu o Mato Grosso do Sul. Mais tarde, em 1988, Goiás foi dividido, dando origem a um novo estado, o Tocantins.

Os estados possuem a liberdade de criar leis autônomas, mas que são subordinadas à Constituição Federal Brasileira. Dentro dos estados existe ainda outra divisão, os municípios. Esses também possuem leis próprias, que devem seguir os moldes estipulados pela nossa constituição. Dentro dos territórios municipais é possível encontrar outra divisão de proporção menor, que os subdivide em distritos.

Os estados brasileiros são ainda agrupados em cinco grandes regiões político-administrativas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Região Norte 

Ocupando 45% da área territorial do país, é composta por sete estados: Acre; Amapá; Amazonas; Pará; Rondônia; Roraima e Tocantins. 

 

Região Nordeste 

Ocupando 18% da área territorial, é composta por nove estados: Alagoas; Bahia; Ceará; Maranhão; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte e Sergipe. 

 

Região Centro-Oeste 

Ocupando 19% da área territorial, é composta por três estados: Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

 

Região Sudeste 

Compreendendo 11% da área brasileira, é composta por quatro estados: Espírito Santo; Minas Gerais; Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Região Sul 

Abrangendo 7% do território, é composta por três estados: Paraná; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Criada em 1968, pela FIBGE, essa divisão regional é oficialmente adotada para levantamentos censitários e, por órgãos da administração direta e de instituições de planejamento e afins. Esta delimitação em apenas 5 grandes regiões, vem sendo questionada por parcela de pesquisadores da comunidade científica, quanto aos seus reais aspectos de representatividade de espaços regionais em termos geográficos, humanos, culturais e econômicos. 

O quadro a seguir apresenta a divisão regional oficial, as unidades da federação componentes de cada região, bem como suas capitais, áreas territoriais e população residente em 2000 e 2010.

 

Cansou de estudar?

Abaixo propomos um jogo para que você possa relaxar e memorizar os estados recém estudados.