Saltar navegação

FONTES NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem o seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico que esses elementos possuem.

A seguir, os principais tipos de recursos energéticos não renováveis: 

Combustíveis fósseis

A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos de pequeno, médio e grande porte quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são: o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, mas existem muitos outros, como o nafta e o xisto betuminoso.

Trata-se das fontes de energia mais importantes e mais disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis acima citados, valor que se reduz para 56,8% quando analisamos somente o território brasileiro. Por esse motivo, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam várias medidas geopolíticas para consegui-los. Outra questão bastante discutida a respeito dos combustíveis fósseis refere-se aos altos índices de poluição gerados pela sua queima. Muitos estudiosos apontam que eles são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas vinculados ao aquecimento global. 

Energia nuclear (atômica)

Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores onde ocorre uma reação chamada de fissão nuclear a partir, principalmente, do urânio-235, um material altamente radioativo.

Embora as usinas nucleares gerem menos poluentes do que outras estações de operação semelhante (como as termoelétricas), elas são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido ou a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, o seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.

Cada tipo de energia apresenta suas vantagens e desvantagens, de forma que não há nenhuma fonte que se apresente, no momento, como absoluta sobre as demais em termos de viabilidade. Algumas são baratas e abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e sustentáveis, mas inviáveis financeiramente. O mais aconselhável é que, nos diferentes territórios, exista uma grande diversidade nas matrizes energéticas para atenuar os seus respectivos problemas, o que não acontece no Brasil e em boa parte dos demais países.

LEITURA COMPLEMENTAR

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): http://www.aneel.gov.br/

Ministério de Minas e Energia: http://www.mme.gov.br/

Agência Nacional do Petróleo (ANP): http://www.anp.gov.br/

Energia no Brasil: http://www.energiabrasil.gov.br/

Petrobrás: http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp

Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM): http://www.dnpm.gov.br/

ESTUDO DIRIGIDO

Pergunta

Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:

Respostas

a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz;

o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;

mais da metade da energia consumida no País provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;

nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;

o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% da energia produzida para consumo no País.

Feedback

Pergunta

 

Durante a década de 70, o Brasil chegou a importar cerca de 80% do petróleo necessário para o consumo interno. Já na década de 90, essa importação reduziu-se pela metade. Uma das causas desse fato é:

Respostas

o elevado preço do combustível no mercado internacional;

o sucesso obtido pelas fontes de energia alternativas como o Proálcool e a nuclear;

 o aumento da produção nacional, sobretudo na região de Campos (RJ);

a economia gerada por meios de transporte poupadores de petróleo;

a descoberta e exploração de grandes reservas de xisto betuminoso, que também produz energia.

Feedback

CONCEITO

As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo.