Saltar navegação

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

Representa por EUA e Canadá, considerados países de Primeiro Mundo, constituem a América  rica e desenvolvida. Está posicionada acima do Trópico de Câncer e cortada pelo Círculo Polar Ártico que atravessa o norte do Canadá e o Estado do Alasca que pertence aos Estados Unidos. O Arquipélago do Havaí, também Estado norte-americano é cortado pelo Trópico de Câncer e encontra-se parcialmente na Zona Tropical do globo e geograficamente pertence ao continente Oceania. Está localizada ainda no hemisfério ocidental.
 

Características físicas

O relevo nesses países apresenta uma formação e compartimentação semelhante ao observado na América do Sul. Na porção oeste de seus territórios observamos dobramentos modernos formando cordilheiras e serras.

Constituem um relevo acidentado e elevado com altitudes superiores a 5000 metros e alcançando 6194 metros no Monte McKinley, no Alasca. Nesse relevo destacam-se as Montanhas Rochosas, Sierra Nevada, Cadeia Costeira, Cadeiadas Cascatas, Montanhas Mackenzie e Cadeia do Alasca.

Na porção central encontramos planícies com terrenos sedimentares de baixa altitude. No Canadá recebem o nome de Grandes Planícies ou Prairie e nos EUA constituem a Planície do Mississipi-Missouri.

No leste já encontramos planaltos de formação antiga, com altitudes modestas e ocorrências minerais. Constituem o Escudo Canadense, incluindo o Planalto do Labrador, e os Montes Apalaches, nos EUA.

Também vale registrar as Planícies Costeiras, nem sempre contínuas, acompanhando o litoral desses países que se estende pelo Atlântico, Pacífico, Golfo do México e Glacial Ártico.

 anglo

 

Clima

O norte do Canadá é dominado pelo clima polar com sua vegetação de tundra. Após essa faixa de clima muito rigoroso que também domina parte do Alasca, dirigindo-nos para o sul vamos registrar o clima temperado frio (ainda com inverno bastante rigoroso) e a floresta boreal de coníferas (ou Floresta Canadense) dominando a maior parte do Canadá.

Na porção central da América Anglo-saxônica, incluindo o centro-norte dos EUA e o sul do Canadá, domina o clima temperado continental, mais seco, com grande amplitude térmica e a vegetação de pradarias.

Próximo ao litoral, principalmente a oeste, eleva-se um pouco a umidade desse clima (temperado oceânico). No sul dos EUA um clima subtropical com tendência a tropical permite até o surgimento de algumas florestas mais densas e variadas.

No sudoeste norte-americano registram-se os climas árido e semiárido com formações xerófitas. Vale destacar o Deserto de Mojave e o Vale da Morte.

Na Califórnia surge um clima mediterrâneo e as Florestas de sequóias gigantes com árvores com mais de 3mil anos e quase 100 metros de altura. Estão entre os seres vivos mais velhos da superfície da Terra. 

Hidrografia

A rede hidrográfica da América Anglo-saxônica dirige-se para diversas vertentes. Os rios que correm para o norte, no Canadá e Alasca, despejando suas águas no Estreito de Bering, Oceano Glacial Ártico e Baía de Hudson, apresentam problemas de congelamento durante o inverno.

O Canadá é um país com inúmeros lagos de origem glacial e seu potencial hidrelétrico é muito grande, bastante aproveitado, mas com redução da oferta de energia durante o inverno. Na vertente para o norte destacam-se os rios Nelson, Mackenzie e Yukon. Os rios voltados para o Pacífico, com menor extensão, atravessam um relevo acidentado e, por isso, são apropriados para a produção de energia .Destacam-se então os rios Colorado e Colúmbia ou Snake. No Planalto do Colorado, sudoeste dos EUA, encontramos o Grand Canyon, no fundo do qual corre o rio Colorado, terminando mais adiante no Golfo da Califórnia.

Em direção ao Golfo do México destacamos o Rio Grande na fronteira EUA-México, que muitos mexicanos tentam atravessar para entrar ilegalmente nos Estados Unidos, e a Bacia do Mississipi-Missouri, com grande extensão navegável, utilizada para o transporte da produção agropecuária e cobrindo boa parte do centro do território norte-americano.

Na vertente voltada para o Atlântico Norte o grande destaque é a Bacia do São Lourenço-Grandes Lagos. Trata-se de um sistema formado por lagos de origem glacial, destacando-se o Superior, Michigan, Huron, Eriê e Ontário e pelo rio São Lourenço que permite a ligação desses lagos com o Oceano Atlântico. Essa bacia é navegável, possibilita a produção de energia e localiza-se em meio à maior concentração urbano-industrial do mundo. 

População

Apesar do Canadá ser territorialmente muito extenso (quase 10 milhões de Km²) esse país possui uma população de aproximadamente 30 milhões de habitantes o que lhe garante uma densidade demográfica de apenas 3 hab/km². Sua população está muito mal distribuída com 90% de seus habitantes concentrados junto à fronteira com os EUA, de sua costa leste à sua costa oeste.

O centro-norte do país é muito vazio devido ao clima muito rigoroso, isolamento geográfico e à presença de extensas florestas deconíferas. O sudeste do país, no Vale do São Lourenço e Grandes Lagos, concentra as maiores cidades com destaque para Toronto e Montreal. Sua capital, Ottawa, também se encontra nessa região. Na costa oeste é importante a cidade portuária de Vancouver.

 canadá

O Canadá é um país desenvolvido com um IDH elevado, classificado entre os países de melhor qualidade de vida no mundo. Com população de ampla maioria urbana, sua composição étnica revela maioria de brancos, especialmente descendentes de ingleses e franceses, além de outros grupos de europeus. Com colonização inglesa e francesa, o Canadá é um país oficialmente bilíngüe (inglês e francês), ainda que se observem movimentos separatistas na Província de Quebec, o que ameaça a integridade territorial desse país.

Os franco-canadenses queixam-se de injustiças políticas, econômicas e sociais praticadas pela maioria de origem inglesa que domina o país. Observam-se também minorias de esquimós, indígenas, mestiços e asiáticos.

Os Estados Unidos, com seus 50 estados somam hoje mais de 275 milhões de habitantes. É o terceiro país mais populoso do globo com uma densidade demográfica de aproximadamente 30 hab/Km².

O Alasca, ao norte, com clima muito frio e um certo isolamento geográfico, apesar de ser o maior dos estados norte-americanos, apresenta uma população bastante modesta, metade da população do Arquipélago do Havaí.

Na porção contínua de seu território as maiores concentrações populacionais são encontradas no Nordeste, na região dos Grandes Lagos e algumas áreas da costa sul e da costa oeste.

O centro-oeste do país, especialmente nas Rochosas e em áreas desérticas e semiáridas constituem porções de reduzida ocupação humana.

Os EUA apresentam ampla maioria de população urbana com a presença de megalópoles como BOSWASH (a maior do mundo, no nordeste, entre Boston e Washington), CHIPITTS (junto aos Grandes Lagos, entre Chicago e Pittsburg) e SANSAN (na Califórnia, entre San Diego e San Francisco). No noroeste destacam-se ainda Seattle e Portland, no sul as cidades de Houston, Nova Orleans e Miami e no sudeste Atlanta.

eua

Na sua composição étnica dominam os brancos de origem européia devido ao processo de colonização iniciado pelos ingleses (nas Treze Colônias estabelecidas no Nordeste, entre o Atlântico e os Apalaches) e ao processo de imigração que durante o século XIX levou para seu território muitos ingleses, irlandeses, escandinavos, germânicos e outros.

No final de século XIX e início do século XX chegam aos EUA em número cada vez maior imigrantes do mediterrâneo, judeus e asiáticos, o que leva o Congresso desse país a criar restrições especialmente para a entrada de imigrantes que não eram anglo-saxônicos. Preocupava a formação de quistos raciais que acabaram contribuindo para a instalação do crime organizado entre os guetos dos imigrantes judeus, italianos, irlandeses, chineses, etc.

Os hispânicos já são numericamente superiores aos negros e continuam apresentando significativo crescimento em comparação aos outros grupos. Estudos demográficos já indicam a tendência de que os brancos de cultura anglo-saxônica tornem-se minoria nesse país durante o século XXI. Aproximadamente 10% de sua população é considerada pobre. Assim, é igualmente preocupante o crescimento relativo de negros e hispânicos em comparação aos brancos porque a pobreza concentra-se especialmente entre estes grupos. Outra preocupação que leva o governo norte-americano a gastar muitos dólares todo ano é a entrada de imigrantes ilegais em seu território. Através da costa oeste chegam os chineses e outros asiáticos, transportados clandestinamente e em péssimas condições para a Califórnia através do Pacífico.

Pelas fronteiras a sudoeste e pelo Rio Grande entram os mexicanos e através da Flórida chegam os balseros de Cuba e de outras ilhas do Caribe. Esses imigrantes ilegais, pobres, de baixa instrução em muitos casos, vão constituir uma mão-de-obra barata e submissa no mercado de trabalho dos EUA, com medo de ser denunciada. Afastados também da assistência social pela ilegalidade, engrossam a pobreza nesse país.

 Apesar desse quadro precisamos lembrar que, genericamente, os EUA constituem um país de Primeiro Mundo com elevado padrão de vida, elevado IDH, elevada expectativa de vida, reduzido analfabetismo, baixa mortalidade infantil, renda per capita de quase 30 mil dólares e, por isso, além do seu ativo mercado de trabalho, é um país atrativo aos imigrantes. Junto com a Alemanha, são os países que mais tem recebido migrantes nos últimos anos.

ESTUDO DIRIGIDO

Pergunta

Sobre a economia dos Estados Unidos da América, pode-se afirmar que se trata:

Respostas

da segunda potência mundial, embora não seja autossuficiente na maioria dos produtos agrícolas, industriais e minerais que consome.

da maior potência mundial após a ex-URSS, autossuficiente em todos os produtos agrícolas que consome.

de uma potência agrícola de grande porte, embora a maior parte de sua lavoura não seja mecanizada, ocasionando sempre perdas significativas em sua produção.

da maior potência mundial, autossuficiente em um número muito grande de produtos agrícolas, minerais e industriais, o que se reflete na extrema diversificação de sua economia.

de uma potência industrial de porte significativo, embora em algumas áreas, como a eletrônica e a informática, alcançaram um desenvolvimento inferior ao da ex-URSS.

Feedback

Pergunta

 

É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:

Respostas

a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense.

nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia Britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne.

a região das Províncias Marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca.

a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da agropecuária regional.

a utilização de técnicas modernas e altamente produtivas faz do Canadá um grande produtor de cereais.

Feedback