Saltar navegação

EXTRATIVISMO

CONCEITO

A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. 

O Brasil possui grande extensão territorial e variadas formações vegetais e geológicas. Assim, nosso país conta com grande diversidade e quantidade de vários recursos naturais, vegetais e minerais. Nessa aula vamos conhecer alguns dos produtos mais importantes em nossa economia conseguidos pelo extrativismo.

A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral. 

A atividade do extrativismo vegetal está vinculada à extração de produtos ou subprodutos oriundos de plantas, tais como seivas, folhas, ervas, madeira, frutos, cascas de tronco entre outros. Esse tipo de atividade é bastante difundido no Brasil, principalmente na região norte, na floresta Amazônica é extraído madeiras, castanha-do-pará, látex da seringueira, açaí e muitos outros, além do nordeste que extrai carnaúba e babaçu. 

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal. A pesca não configura como uma atividade ilegal e sua exploração é relativamente modesta, uma vez que o país possui uma grande riqueza em litorais e rios. Isso é explicado pelo fato do baixo consumo de pescado no país, que é de aproximadamente 6,4 quilos por habitante no período de um ano, no Japão o consumo é de 52 quilos por pessoa ao ano. 

A atividade extrativista mineral extrai ou retira recursos de origem mineral, esses são encontrados no subsolo, nessa modalidade a execução é chamada de garimpo, pois se desenvolve de forma tradicional com equipamentos rudimentares. Em território brasileiro essa atividade acontece nas margens dos rios e córregos, especialmente na região norte e centro-oeste, onde são comumente extraídas, sobretudo, pedras preciosas como ouro, diamantes, esmeralda entre outros minérios.  

Veja agora a reportagem com o Prof. Vinicius Ribeiro para reforçar o que acabamos de aprender:

ESTUDO DIRIGIDO

Pergunta

Assinale a alternativa que realiza uma avaliação correta do extrativismo vegetal no Brasil:

Respostas

a produção do látex para borracha a partir do extrativismo da seringueira tem obtido significativos avanços no sudoeste da Amazônia, recuperando o prestígio internacional do Brasil nesse setor.

as queimadas para expansão agropecuária no leste da Amazônia destruíram os castanhais do leste do Pará, exterminando assim essa atividade que produzia muitas divisas para esse Estado.

babaçu e carnaúba são duas palmeiras que sustentam as populações pobres do Vale do Ribeira em SP.

a bio-pirataria ameaça o ecossistema amazônico porque está processando rápida destruição vegetal com a retirada do mogno, que pode ser considerado o principal recurso vegetal em valor nessa região.

o Brasil realiza um sub-aproveitamento dos seus recursos vegetais, mal explorados, muitas vezes de maneira predatória, e com grande desperdício.

Feedback