Como ciência experimental, a Química precisa às vezes delimitar uma porção do universo para submetê-la a estudos e experiências. Essa porção limitada da matéria constitui o Sistema.
Numa explicação mais clara, dizemos que: Sistema é uma porção do universo, limitada anteriormente a fim de se efetuar estudos.
Assim, para se verificar as transformações sofridas pela água no estudo da natureza, separa-se uma porção dela do resto do universo. Essa porção de água será o sistema.
Os sistemas podem ser:
Homogêneos
Apresentam as mesmas propriedades em todas as suas partes, não havendo superfície de separação. São sistemas homogêneos as misturas homogêneas e as substâncias puras.
Heterogêneos
Como o próprio nome indica, é aquele que apresenta diversidade de propriedades, bem como superfície de separação. São sistemas heterogêneos as misturas heterogêneas e as substâncias em mudança de estado físico.
Os sistemas homogêneos possuem uma só fase, sendo então monofásicos. Já os sistemas heterogêneos são polifásicos e o número das fases depende do número de porções homogêneas que os compõem.
Exemplos:
- Água = sistema homogêneo;
- Água + Gasolina = sistema heterogêneo.
Entretanto, gasolina é uma substância homogênea.