Para que se possa processar o afastamento das fases, que constituem uma mistura heterogênea, temos de considerar os diferentes tipos de mistura.
Vejamos a seguir:
1º CASO: Existe na mistura pelo menos uma fase que não é sólida.
Exemplos:
-
Suspensão de enxofre em álcool: (enxofre - sólido) + (álcool - líquido).
-
Emulsão de azeite em água: duas fases líquidas.
-
Suspensão de poeira no ar: (fase sólida poeira, fase gasosa - ar).
Processos utilizados para se observar as fases:
Sedimentação: Consiste em se deixar a mistura heterogênea em repouso por um certo período. A fase sólida da mistura ou a mais densa formará a camada inferior, ocorrendo a separação. Nesse processo, há separação, porém não há afastamento das fases, o que será possível através de outro processo de análise imediata. Exemplo: suspensão de areia em água; azeite em água etc.
Centrifugação
É um processo mecânico de análise imediata que é utilizado para se acelerar o processo de sedimentação de certas misturas que o fazem de forma lenta. É o caso, por exemplo, da suspensão do talco na água, feita através de um aparelho de alta rotação, o centrifugador, que também acelera a sedimentação de várias fases líquidas misturadas.
Decantação
Efetua o afastamento das fases líquidas e das fases sólidas, já separadas pela sedimentação. Exemplo: No caso da água e areia - seria a lenta passagem da água para outro recipiente.
Filtração
Processo de afastamento das fases sólidas de uma mistura heterogênea, usando-se um filtro capaz de permitir a passagem da fase líquida ou gasosa. Exemplo: Coagem do café - Pode-se usar outros instrumentos especializados que aceleram o processo, bem como formas de filtração através de sucção.
2º CASO: Misturas heterogêneas cujas fases são sólidas.
Catação
Faz-se a separação de forma manual ou com o auxílio de uma pinça. É o caso utilizado para fases sólidas da mistura, que apresentam fragmentos fáceis de se diferenciar e suficientemente grandes. Exemplo: Arroz e feijão.
Ventilação
Ocorre o arrastamento de uma das fases sólidas, através da corrente de ar. É possível quando há grandes diferenças de densidade.
Flotação
Faz-se através de um líquido de densidade intermediária onde as fases sólidas não são solúveis. A menos densa fatalmente flutuará enquanto que a mais densa se depositará no fundo do recipiente.