Saltar navegação

QUÍMICA

Química é o ramo da ciência que estuda os materiais, suas propriedades e transformações. Os conhecimentos proporcionados pela química contribuem para a melhoria do nosso padrão de vida e para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

A química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos. O átomo, por exemplo, a menor parte da matéria, está presente em tudo.

A indústria química trabalha no sentido de colocar os conhecimentos e procedimentos para a elaboração de produtos, alimentos e materiais de usos diversos.

Desde os primórdios da história o homem vem acumulando conhecimentos de química. Na Idade dos Metais, por exemplo, o homem pré-histórico utilizou conhecimentos básicos para poder produzir metais. Sem o conhecimento de determinados minérios e suas características principais, isso se tornaria impossível. Os egípcios, por exemplo, utilizaram conhecimentos de destilação e fermentação, para produzirem algumas bebidas como a cerveja.

Os árabes, no período de formação do Império Árabe (século VIII), desenvolveram muito a química através da chamada alquimia. Buscavam produzir a pedra filosofal e através destes estudos, descobriram a propriedade de diversas substâncias.

No Renascimento (séculos XV e XVI) a química vai atingir um grande avanço. Diversos cientistas, ansiosos em descobrir o funcionamento da natureza, vão embarcar em profundas experiências científicas, desenvolvendo diversos conhecimentos químicos.

A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico.

A química se relaciona com outras ciências:

  • Ciências Ambientais: Ecologia e Poluição.
  • Botânica: Agronomia.
  • Biologia: Anatomia, biologia celular e microbiologia.
  • Medicina: Farmacologia, radioquímica.
  • Física: Mecânica quântica, física nuclear.
  • Astronomia: Composição da galáxia.
  • Geografia: Composição e estrutura de regiões.

 

A Importância da Linguagem Simbólica para Química

A linguagem química é caracterizada por fazer uso de uma variedade de representações simbólicas – fórmulas, estruturas moleculares, modelos atômicos, reações químicas, etc. A utilização de representações como forma de expressão de conceitos e procedimentos químicos já era realizada pelos alquimistas e artesões. A simbologia na linguagem alquímica foi inicialmente criada para tanto comunicar como para restringir a compreensão da linguagem aos iniciados garantindo seu caráter oculto, dentro da alquimia; ou para fazer uma relação sensória com a substância sendo trabalhada pelo artesão. Posteriormente, com surgimento da comunidade dos Químicos, a partir destas duas comunidades, estes, durante anos, procuraram formas de expandir essa linguagem. Como a criação desta linguagem foi realizada por diferentes comunidades científicas ao redor do mundo, com o passar do tempo, surgiu a necessidade de uma unificação na forma de expressão para que a comunicação entre os químicos fosse viável. Essa “uniformização” criou uma linguagem universal que é utilizada tanto entre os experts em química como em educação química. Segundo Habraken (2004, tradução nossa) “A evolução a partir dos primeiros desenhos primitivos para os desenhos gerados por computador é uma clara demonstração da evolução simultânea de uma ciência e sua linguagem científica.”

Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.

O método científico parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. Para diversos autores o método científico é a lógica aplicada à ciência.

A ciência Química está voltada para o estudo da matéria, qualquer que seja sua origem. Estuda a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.