ESTRUTURA DO ÁTOMO
Como nós já vimos a Química é a ciência que busca compreender os mistérios da matéria, e sabemos que essa matéria é formada por átomos.
Então nesse capitulo vamos falar um pouco de como é esse átomo (sua estrutura). Ao longo da história da química o modelo de átomo vem evoluindo, a princípio era uma bolinha (modelo de Dalton) depois veio Thomson e acrescenta a idéia de sub-partículas formando o átomo (modelo do pudim de passas) aonde teríamos uma massa pesada e positiva, e nela encravadas partículas negativas.
Já com Rutherford o modelo mudou bastante, modelo que imita o sistema solar, teríamos um núcleo pesado, positivo e pequeno e ao redor uma região chamada de eletrosfera, onde estariam partículas de cargas negativas girando ao redor desse núcleo, é daqui o nosso ponto de partida para essa aula de estrutura do átomo.Então o átomo foi "dividido" em duas regiões bastante distintas núcleo e eletrosfera, no núcleo estão os prótons e nêutrons e na eletrosfera estão os elétrons. Essas partículas possuem carga e massa conforme a tabela abaixo.
Como você pode perceber no núcleo se concentra a massa do átomo e ele apresenta carga positiva, já na eletrosfera a carga é negativa e os elétrons possuem uma massa desprezível.
Vamos supor que você queira imaginar o átomo, é importante ter uma noção do tamanho do núcleo em relação a eletrosfera, o núcleo é pelo menos 10.000 vezes menor que o tamanho do átomo podendo ser ainda menor dependendo do átomo em questão.
Então o núcleo é uma região bem pequena que concentra praticamente toda a massa do átomo, portanto, muita massa num pequeno volume, podemos dizer que o núcleo é muito denso e claro positivo.
A eletrosfera é uma região imensa em relação ao núcleo, com pouca massa, portanto, a eletrosfera é pouco densa e negativa. Se você esta imaginando o átomo percebe que existe nele um grande vazio.