Saltar navegação

TIPOS DE ATENÇÃO

CONCEITO

A atenção desempenha diversas funções relacionadas com o processamento de informações. selecionando determinados eventos ou objetos no ambiente sobre os quais se concentra e mantém o foco enquanto as informações fornecidas por esse objeto são processadas. 

De acordo com o tipo de atividade predominante a atenção pode ser classificada em sensorial, motora e intelectual.

  • A atenção sensorial corresponde a uma atividade de espera. Os fenômenos envolvidos são semelhantes na atenção visual, auditiva, gustativa, tátil, etc. Por exemplo ouvir uma música e identificar que instrumentos musicais estão sendo executados.
  • Atenção motora: consiste no aparecimento de movimentos voluntários de uma tensão ao mesmo tempo sensorial e intelectual. Neste tipo de atenção, a consciência esta centrada na execução de uma atividade, representa uma forma de alerta às atividades musculares que devem responder a determinada orientação. Por exemplo quando se está aprendendo nadar o sujeito pensa no movimento que tem que realizar focalizando sua atenção para os grupamentos musculares que vão realizar o movimento, aumentando desta forma o controle motor e a propriocepção. A criança realiza os esforços supramencionados para aprender andar, escrever, jogar enfim no aprendizado de todas as suas atividades motoras até que elas se tornem automatizadas.
  • Atenção intelectual: é o tipo de atenção que predomina quando nos voltamos aos aspectos de nossa vida intrapsíquica, atua selecionando os elementos que ocuparão o foco de nossos pensamentos. É solicitada, quando necessitamos resolver problemas que envolvem o raciocínio. Ex: montar quebra cabeça, realizar cálculos matemáticos, planejar o próprio dia, contar a estória de um filme que assistiu, resumir um texto. Este tipo de atenção conta com forte participação do córtex pré-frontal.

Esta classificação tem mais um caráter didático , pois em qualquer de suas formas conhecidas a atenção sempre implica em atividade intelectual, quer seja orientando os movimentos ou dando sentido às percepções sem perder o seu caráter de independência.