Saltar navegação

BASES BIOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS

CONCEITO

A atenção para ser processada conta com a atuação de todo o sistema nervoso desde os receptores do sistema nervoso periférico ao córtex encefálico.

Como o sistema nervoso é um todo dinâmico, cada uma de suas estruturas pode estar relacionada a numerosas funções. É no córtex cerebral que as sensações se tornam conscientes, são processadas e transformadas em percepções, entretanto, não atua sozinho, para desempenhar suas atividades recebe a colaboração de todo o restante do sistema nervoso.

O sistema nervoso periférico, através dos receptores e das vias sensitivas envia para o sistema nervoso central impulsos nervosos originados a partir de estímulos diferentes, como os visuais, táteis, dolorosos, olfativos, auditivos etc.. Estes impulsos, após percorrerem várias estruturas neurais, chegam ao córtex cerebral para serem interpretados.

O tronco encefálico, através da atuação da formação reticular, influencia o funcionamento do córtex, por meio da ativação ou desativação dos neurônios corticais, o que guarda uma relação direta com as fases do ciclo de vigília e sono e com os estados da atenção.

No processo de interpretação, o córtex, devidamente ativado pela formação reticular seleciona as informações relevantes, mobiliza informações pré-existentes na memória e as compara com as novas. O hipocampo e o tálamo, enquanto partes do sistema límbico (sistema relacionado às emoções), são acionados e ajudam a decidir se os pensamentos promovidos pelo estímulo são suficientemente importantes para merecerem memória. Por outro lado, de acordo com o significado que este estímulo ganhou, são programadas as respostas motoras.

As respostas motoras conscientes elaboradas pelo cérebro, após percorrerem diversas estruturas do sistema nervoso central atingem o sistema nervoso periférico. Percorrem então, as vias motoras dos nervos e chegam até os músculos para coordenar suas ações.

Nesta breve descrição das ações neurais envolvidas no recebimento de um estímulo, no seu processamento mental, e na elaboração de uma resposta motora consciente, ficou subentendido todo um processo de direcionamento da atenção voluntária em suas modalidades sensorial, intelectual e motora. Trata-se portanto de uma função mental complexa que para ser desempenhada envolve amplamente o substrato orgânico da mente e seus componentes psíquicos. O substrato orgânico aqui entendido como o conjunto de estruturas macro e microanatômicas que dão suporte a atenção, e os componentes psíquicos como afetividade, motivação, memória, linguagem e pensamento. Logo se faz plenamente justificada a afirmação de Campos-Castelló (1998; 2000) de que a atenção é uma função cognitiva de alta complexidade em que estão implicados numerosos subprocessos como a percepção, a intenção e a ação.

Através da atenção focalizamos nossas atividades conscientes, possibilitando a percepção, a memória e a aprendizagem, pois o direcionamento da atenção promove uma filtragem da informação não desejada. É portanto, a base sobre a qual se organiza o caráter direcional e a seletividade dos processos mentais.