Saltar navegação

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Essa preocupação com outros aspectos da vida (como a escolar e a familiar) das crianças atendidas é o que insere a neuropsicologia numa perspectiva de inclusão social, ao relevar que as dificuldades não limitam a vida dessas crianças e sim apenas conferem necessidades que exigem novas estratégias de intervenção.

Quando tratamos de necessidades especiais de ordem cognitiva, uma vez que crianças que apresentam funções comprometidas necessitam de recursos alternativos tanto em casa quanto na escola, a intervenção deve buscar minimizar essas dificuldades e promover aprendizagens.

No âmbito familiar a aceitação das dificuldades é o primeiro passo. É muito difícil para um pai assumir que seu filho tenha alguma necessidade especial. A sociabilização pode estar comprometida, pois a família é a responsável pela estruturação de suas primeiras relações sociais: como esta pessoa se vê e como ela é vista pela família.

Dentro da escola, o contexto de atender necessidades especiais torna-se mais complexo já que a escola é o local onde a criança experiencia novas relações sociais e exercita as relações estruturadas no núcleo familiar. Também é o local onde ela é exigida em conteúdos acadêmicos, que por sua vez exigem a integridade de suas funções cognitivas. Em crianças que requerem necessidades educacionais especiais, as exigências acadêmicas devem ser adaptadas as suas reais capacidades.

Por fim, o aspecto primordial da inclusão sempre é o indivíduo em si, com suas potencialidades e dificuldades, auto-estima e temores, habilidades e necessidades.

A nossa experiência mostra que a visualização, aceitação e superação dessas necessidades por parte dessas crianças talvez seja o ponto mais necessário e possivelmente o mais difícil.

Com todas estas pontuações, observa-se a importância da implantação de um serviço de neuropsicologia nos centros de neurologia, uma vez que mesmo considerando todas as dificuldades no atendimento hospitalar público, pela falta de tempo, dinheiro e muitas vezes pela carência da população, um atendimento de qualidade pode ser proposto, e com isso muitos resultados positivos podem ser encontrados.