Saltar navegação

CLASSIFICAÇÃO

De acordo com o número de prolongamentos associados ao corpo celular os neurônios são classificados em:

  • Unipolares: um único prolongamento a partir de um polo do corpo celular (soma)
  • Bipolares: tem dois prolongamentos em polos diferentes do corpo celular, sendo que os dendritos levam informação para a célula e o axônio transmite essa informação para outras células.
  • Pseudo-unipolar: o prolongamento que emerge do corpo celular se divide em dois, ambos atuando como axônios, um dirige-se para a periferia (pele, músculos) e o outro dirige-se para a medula espinal.
  • Multipolares: tem apenas um axônio e muitos dendritos. Representam o tipo de neurônio mais comum do sistema nervoso nos mamíferos.

Bainha de mielina - A bainha de mielina é um revestimento que envolve alguns tipos de neurônios e é formada a partir da célula de Schwann. A mielina tem por função proteger o neurônio e, principalmente, fazer com que o impulso nervoso se propague com mais velocidade pelo axônio. Um neurônio sem mielina conduz o impulso com velocidade de no máximo 2 m/s (cerca de 7 km/k, velocidade de uma pessoa caminhando rapidamente), enquanto que um neurônio com mielina pode conduzir seu impulso nervoso com velocidade de até 120 m/s (mais de 430 km/h). Dessa forma, de acordo com a presença de bainha de mielina, os neurônios se classificam em mielinizadados (mielínicos) e amielínicos.

O processo de mielinização acontece desde a vida intrauterina e se completa após o nascimento durante a fase de crescimento e desenvolvimento da criança.

Para se ter uma ideia da importância da mielina, basta observar que enquanto não se alcança um determinado grau de desenvolvimento do processo de mielinização neuronal não se aprende a falar ou a andar. A estimulação durante essa fase é de importância crucial para esse processo.

De acordo com a sua função os neurônios podem ser classificados em:

  • Neurônio sensorial (aferente) - recebe estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo, transformam estes estímulos em impulsos nervosos e enviam-no ao sistema nervoso central. A região responsável pela captação do estímulo é denominada de terminação nervosa sensitiva (receptor), que pode ser sensível a diferentes
  • tipos de estímulos: tato, pressão, dor, posição, tensão muscular, concentração química, luz e outros estímulos mecânicos.
  • Neurônio motor (eferente) - conduz impulsos nervosos do sistema nervoso central para um órgão efetor (músculo ou glândula) através de estruturas denominadas de botões sinápticos (terminais).
  • Neurônio de associação (interneurônio) - o corpo deste neurônio está sempre dentro do SNC, e constitui a maior parte da substância cinzenta do SNC e seus axônios mielinizados formam grande parte da substância branca. Apresentam várias formas e tamanhos.

Muitos estão diretamente relacionados à entrada de impulsos aferentes e outros, à saída de impulsos eferentes. Outros, servem para integrar estímulo sensorial com centros mais elevados a fim de conduzir resposta motora mais apropriada.

SNC

cerebro