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SOCIALISMO CIENTÍFICO

Somente com Karl Marx  (1818 - 1883), o socialismo tornou-se objeto de análise científica. É isto que veremos a partir de agora:

  • Como que Karl Marx, o fundador do socialismo científico, conseguiu criar uma teoria que apontasse efetivamente para a transformação da sociedade?

Depois de Maquiavel, que separou a ética da política, e provocou uma verdadeira revolução nas teorias políticas desde a antiguidade, Marx,  desmascarando a política liberal, causou uma verdadeira revolução, não só teórica, mas também prática. Diversos países, como a URSS, e Cuba, entre outros, realizaram suas revoluções instrumentalizados pela teoria marxista.

Para Marx, a  liberdade numa sociedade baseada na divisão do trabalho é ilusória, porque camufla os interesses antagônicos das classes para manter a dominação de uma sobre a outra. Sua obra, extremamente complexa, parte de um profundo combate às filosofias idealistas e avança para a construção do materialismo histórico, uma doutrina baseada no princípio de que são as lutas de classes que produzem a história e transformam as sociedades. Foi assim entre senhores e escravos, e entre senhores feudais e servos. Da mesma forma, entre burguês (patrão) e proletário (operário).

Na base do pensamento marxista, divide-se a realidade social em três dimensões: econômica, política e simbólica. Nestas dimensões definem-se a  infra-estrutura e a superestrutura.

A infra-estrutura, é a base de toda a superestrutura, a realidade econômica fundamental, que comanda todos os fenômenos sociais. A superestrutura (determinada pela infraestrutura) é dividida em superestrutura jurídico-política (Estado, polícia, exército, leis, normas e tribunais) e superestrutura ideológica (idéias políticas, religiosas, estéticas, éticas, morais e  filosóficas).

estrutura

Portanto a visão que temos do mundo e a nossa psicologia são reflexo da base econômica de nossa sociedade. As idéias que surgiram ao longo da história se explicam pelo desenvolvimento das  sociedades. Elas são oriundas das necessidades das classes sociais de cada tempo. Por isso a teoria marxista é materialista, porque considera que as manifestações espirituais  ( idéias/pensamentos) são determinadas pela estrutura material da sociedade (superestrutura) , diferente dos idealistas para quem as idéias movimentam o mundo.  Segundo Marx, ao examinarmos a maneira pela qual os homens produzem  os bens necessários à vida, podemos compreender as formas do seu pensamento.

Assim escreveu Marx em Ideologia Alemã : “A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção espiritual, o que faz com que a ela sejam submetidas, ao mesmo tempo e em média, as idéias daqueles aos quais faltam os meios de produção espirituais.”. Portanto a representação ou ideia apresentada como racionais mas que exprimem os interesses da classe dominante, Marx chama de ideologia. Devido à ideologia o proletário não percebe a própria alienação e, portanto, não reconhece a exploração de que é vítima. Um operário sem consciência de classe é um reprodutor das idéias dominantes, contrárias aos seus próprios interesses. Para Marx, a ideologia surge das relações de produção que determinam as contradições sociais. A realidade contraditória da sociedade é negada e ocultada por falsas idéias, produzidas  e divulgadas pela classe  dominante. De acordo com a teoria marxista,  o operário, a classe social que vende sua força de trabalho para viver, quando consciente de ser explorada, se destina a libertar-se e libertar toda a humanidade na construção do socialismo.          

Após o socialismo, de acordo com a teoria marxista, uma fase superior se desenvolveria: o comunismo. O Estado desapareceria definitivamente, pois seu único papel é manter a divisão das classes e perpetuar a exploração. Com o fim das classes, a sociedade seria baseada no bem coletivo dos meios de produção, com todas as pessoas sendo absolutamente livres.