Saltar navegação

GLOBALIZAÇÃO

CONCEITO

Globalização é uma denominação nova, que procura identificar o atual estágio do capitalismo: a mundialização da economia e da cultura. 

Chamamos de global uma visão total, integral, que diz respeito a um processo nem tão novo assim. Na verdade, condiz a um novo e mais forte estágio de globalização.

Na história, ocorreram diversas globalizações, como a constituição do Império Romano, que através de um forte poderio militar e político, se mantiveram no poder durante seiscentos anos (de 300 a.C. a 300 d.C.). Podemos ainda destacar os séculos XIV e XV, período das grandes navegações e  descobertas de novos continentes. Também no séc. XIX,  após as Guerras napoleônicas,  quando ocorreram a colonização européia da África e da Ásia, uma nova globalização se fez presente. No séc XX, após a II Guerra Mundial, quando o mundo é dividido (EUA X URSS) e passa a vigorar a guerra fria. E mais recentemente, a partir da década de 80, quando os EUA passa a ocupar sozinho a posição de  potência mundial, cujo marco simbólico foi a derrubada do Muro de Berlim. 

O período atual de globalização, muito mais “globalizado” que os anteriores, está  caracterizado pela acumulação capitalista financeira, que tem na liderança o império americano. A vida social, regida por um capital sem fronteiras, comporta um cotidiano padronizado internacionalmente, expresso na música, na roupa, nos meios de  comunicações, nas relações de trabalho, na política, etc..