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SALA DE RECURSOS

Nas escolas que ofereçam salas de recursos multifuncionais para os alunos com deficiência física, deficiência mental, surdez, cegueira, baixa visão, surdo cegueira, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

  • O Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Identifica as necessidades de alunos com deficiência, com altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento;
  • Elabora plano de atuação de AEE propondo serviços de acessibilidades ao conhecimento;
  • Produz material, transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, de acordo com as necessidades, se doa ao aluno;
  • Adquire e identifica materiais como software, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros;
  • Acompanha os materiais na sala de aula do ensino regular frequentada pelo aluno;
  • Verifica a funcionalidade e a aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites, distorções do uso na sala de aula, na escola e na casa do aluno;
  • Orienta professores do ensino regular e famílias dos alunos a utilizar materiais e recursos;
  • Promove formação continuada para os professores do AEE, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral;


Dentre os profissionais que trabalham ou atuam na Educação Especial estão: Professor Especializado da Sala de Recurso Multifuncional, Professor de Libras, Professor de Língua Portuguesa como segunda língua de alunos com surdez, Professor especializado do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Deficiência Visual (CAP), Revisor Braille, Educador Físico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta ocupacional.