Saltar navegação

ESTUDO DIRIGIDO

RESPONDA EM SEU CADERNO

ESTUDO DE CASO

R., com quinze anos de idade, regularmente matriculado no quarto ano do ensino fundamental, na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE), apresenta deficiência intelectual severa, com comprometimento cognitivo e neuropsicomotor, sua fala não é bem articulada, embora apresente coerência na organização das ideias, e tem dificuldades em assimilar as propriedades físicas de determinados objetos de conhecimento, como cor, forma, textura, tamanho, entre outras características. Ainda que bastante comunicativo e que estabeleça contato com todos os colegas, ele enfrenta dificuldade de socialização, pois às vezes fica inquieto. Regularmente, o adolescente toma medicação para evitar crises convulsivas.

Maria Jusciene de Oliveira Silva et. al. A importância do AEE e a mediação do professor na inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola. Internet: (com adaptações).

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos a serem adotados pelo professor do AEE responsável por atender o aluno em questão.

Em seu caderno, aborde os seguintes aspectos:

  1. processos de aprendizagem adotados para inclusão e desenvolvimento do aluno;
  2. recursos utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.