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PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

CONCEITO

É o educando que apresenta, em caráter permanente ou temporário, algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar suas dificuldades.

O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. (MEC, 2009)

É um indivíduo que apresenta uma das características abaixo:

Deficiência Mental: estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo. 

Quem tem deficiência é capaz de muita coisa: ler, escrever, fazer contas, correr, brincar e até ser independente. A  criança precisa de novos desafios para aprender a viver cada vez com mais autonomia.


Deficiência Visual: é toda pessoa que apresenta CEGUEIRA ou VISÃO SUBNORMAL (visão reduzida) em ambos os olhos. 

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a inclusão dos deficientes visuais na sociedade.


Deficiência Auditiva:
perda total ou parcial, congênita ou adquirida da capacidade de compreender a fala, através do ouvido.

As pessoas que não escutam são sensíveis à vibração do ar causada pelos ruídos e tem uma percepção extra que as faz reconhecer ritmos e notar quando alguém se aproxima.
Além de comunicar por libras o surdo também pode falar pela metodologia da oralização.


Deficiência Física: 
variedade de condições que afetam a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, como decorrência de lesões ou de más formações congênitas ou adquiridas.

Procure saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informe-se com a família e o médico sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando.


Deficiência Múltipla: 
associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências, prejudicando o desenvolvimento global e a capacidade adaptativa.

Pesquise tudo sobre a criança, de onde ela vem, como é a família, como se comunica e quais as brincadeiras preferidas.

A observação do comportamento das crianças sem deficiência ajuda aquelas que têm deficiência múltipla a se desenvolver.


Alta Habilidade:
notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados.

Segundo as diretrizes básicas traçadas pelo MEC, as alternativas utilizadas são: enriquecimento curricular e aceleração, ou as duas combinadas.