PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
CONCEITO
É o educando que apresenta, em caráter permanente ou temporário, algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar suas dificuldades.
O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. (MEC, 2009)
É um indivíduo que apresenta uma das características abaixo:
Deficiência Mental: estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo.
Quem tem deficiência é capaz de muita coisa: ler, escrever, fazer contas, correr, brincar e até ser independente. A criança precisa de novos desafios para aprender a viver cada vez com mais autonomia.
Deficiência Visual: é toda pessoa que apresenta CEGUEIRA ou VISÃO SUBNORMAL (visão reduzida) em ambos os olhos.
Deficiência Auditiva: perda total ou parcial, congênita ou adquirida da capacidade de compreender a fala, através do ouvido.
Deficiência Física: variedade de condições que afetam a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, como decorrência de lesões ou de más formações congênitas ou adquiridas.
Deficiência Múltipla: associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências, prejudicando o desenvolvimento global e a capacidade adaptativa.
A observação do comportamento das crianças sem deficiência ajuda aquelas que têm deficiência múltipla a se desenvolver.
Alta Habilidade: notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados.