Você já colecionou algo? Quando essa coleção vai aumentando surge a necessidade de organização.
Os químicos ao longo dos tempos foram descobrindo cada vez mais elementos, daí a necessidade de organizá-los.
Só para você ter uma idéia no século XVII eram conhecidos apenas 14 elementos químicos. No século XVIII eram conhecidos 33 elementos e Berzelius fez a primeira classificação dos elementos em metais e não-metais.
No século XIX já eram conhecidos por volta de 60 elementos químicos e o conhecimento das suas propriedades já havia evoluído, de forma que permitisse encontrar parâmetros para classificá-los de uma maneira mais detalhada, estabelecendo uma relação entre estas propriedades.
Vários cientistas tentaram de alguma forma classificar os elementos, vale ressaltar a tabela organizada pelo russo Dimitri Ivanovich Mendeleyev, que conseguiu montando cartões com as propriedades dos elementos e dispondo-os sobre uma mesa enxergar um sistema incrivelmente integrado de propriedades antes ignorado. Propriedades que se comportavam de maneira periódica.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA MODERNA
A periodicidade ocorre quando um determinado evento se repete regularmente, em função de um certo parâmetro. No caso da Tabela Periódica de Mendeleev, o arranjo adotado por ele, determinava uma variação repetitiva (periódica) das propriedades físicas e químicas à medida que se sucediam as linhas de elementos. O mesmo se observava nas colunas.
Por isso a tabela é chamada de periódica. Algumas propriedades se comportam de maneira periódica.
Assim, a base das modernas classificações periódicas dos elementos foi a segunda versão lançada por Mendeleev em 1871 e modificada com o tempo para acomodar os novos elementos que se descobriram, entre eles os gases nobres.
Mais tarde, com a descoberta dos prótons e dos elétrons, o físico inglês Henry G. J. Moseley percebeu que as propriedades periódicas eram em função do número atômico crescente e não da massa atômica, como pensaram os pesquisadores anteriores.
Assim, desapareciam também as "inversões" da Tabela de Mendeleev, como era o caso do iodo e do telúrio. A partir daí a Lei da Periodicidade ganhou um novo enunciado:
Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de seus números atômicos.
Lei da Periodicidade de Moseley
Busto de Mendeleev na Universidade de Moscou