Tempo de meia vida
Denomina-se período de meia-vida o tempo necessário para que o número de átomos de uma amostra seja reduzido à metade, consequentemente a sua massa e o seu poder radioativo também ficarão a metade.
Diferença entre Fissão e Fusão nuclear
Fissão nuclear é a quebra de um núcleo atômico pesado e instável provocado por um bombardeamento de nêutrons, originando 2 núcleos médios, liberando 2 ou 3 nêutrons e uma grande quantidade de energia.
Fusão nuclear é a junção de dois ou mais núcleos leves originando um único núcleo e a liberação de uma energia absurda.
Consequências quanto a alta exposição à radiação
A gravidade das consequências do excesso de radiação no corpo depende do tipo de radiação, da quantidade e do tempo de exposição à radiação, sendo as principais consequências:
- Vômitos;
- Queimaduras;
- Doenças cardiovasculares;
- Mal funcionamento de órgãos;
- Catarata;
- Câncer;
- Bebês com malformações.
Algumas dessas alterações, como queimaduras e catarata, também podem aparecer durante tratamentos de radioterapia para o câncer e em funcionários responsáveis por esses tratamentos.
Benefícios provocados por radiações em nosso cotidiano
Apesar dos efeitos nocivos à saúde, a radioatividade está presente em muitas áreas. Muitas pessoas fazem a associação da radioatividade com apenas coisas negativas como bombas atômicas ou armas nucleares, mas a energia nuclear é mais do que isso. Na medicina vários isótopos radioativos são usados, por exemplo, é quando vamos fazer uma cintilografia com o intuito de verificar as condições de nossos órgãos internos, e introduzimos no organismo uma pequena quantidade de material radioativo. Os isótopos que apresentam essa característica são denominados radio traçadores, eles possuem a propriedade de se acumularem em um determinado órgão. Assim, o radiologista poderá determinar o nível e a localização das radiações emitidas pelos isótopos após o paciente receber uma dose de material radioativo. As radiações beta ou gama incidem sobre filmes fotográficos, e refletem imagens do órgão que se pretende estudar. Na agricultura, muitos alimentos frescos como carnes, peixes, marisco, não podem passar por métodos convencionais de eliminação de bactérias como a pasteurização térmica. Sendo assim, para impedir o crescimento de agentes produtores da deterioração, esses alimentos são submetidos a radiações que destroem fungos e bactérias.