Saltar navegação

ATOMÍSTICA

DIFERENÇA ENTRE ÁTOMO E ÍON

Os átomos são a espécie química mais elementar que é capaz de participar de uma reação e formar compostos ou substâncias. Por exemplo: o átomo de oxigênio ao combinar-se com outro, forma a substância oxigênio. Assim como, ao combinar-se com o carbono forma o composto monóxido de carbono.

atomo

Representação artística do átomo de Bohr

 

Íons são espécies químicas originadas de átomos com deficiência ou excesso de elétrons. Assim, possuem carga elétrica positiva (denominados cátions) ou negativa (ânions) e são capazes de formar compostos sólidos (como sais) por simples atração eletrostática (utilizando-se das Leis de Coulom para a força elétrica).

A massa de um íon é praticamente a mesma de seu átomo correspondente (pois, como o elétron é mais de 1800 vezes mais leve que o próton, a diferença de massa é insignificante caso ocorra sua perda ou ganho).

Os compostos iônicos são formados pela atração de íons de carga oposta, apresentando, então, carga total neutra (Ex.: cloreto de sódio – NaCl). Geralmente, são sólidos nas condições ambiente e possuem altos pontos de fusão e ebulição.

Quando um íon não é elementar, mas um arranjo de outros íons envolta de um central ou um íon central rodeado de moléculas neutras, denomina-se complexo. Onde, mesmo que se assemelhe geometricamente a uma molécula, é dotado de carga total diferente de zero. Normalmente, um cátion metálico (de transição ou não) assume a posição central do complexo.

atomo

Estrutura de Lewis para o cátion complexo Tetraminocuprato (II)

 

COMPOSIÇÃO DO ÁTOMO

Segundo o modelo do átomo de Bohr, sua estrutura basicamente duas regiões distintas. O Núcleo É uma região maciça, compacta e densa que fica no centro do átomo. O núcleo atômico é divisível, pois é constituído de duas partículas diferentes:

Prótons: são partículas carregadas positivamente com carga relativa igual a +1. Sua massa relativa também é de 1.

O número de prótons existente no núcleo é chamado de número atômico (Z) que é o responsável pela diferenciação de um elemento químico de outro, ou seja, cada elemento químico é formado por um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico ou a mesma quantidade de prótons.

Nêutrons: como o próprio nome indica, essas são partículas neutras, isto é, não possuem carga elétrica. Assim, os nêutrons diminuem a força de repulsão entre os prótons no núcleo (tendo em vista que cargas de mesmo sinal repelem-se).

Essas partículas subatômicas possuem a massa relativa praticamente igual à dos prótons, isto é, 1. Mas, na realidade, a massa do nêutron é um pouco maior que a do próton. Isso é interessante porque, se fosse o contrário, isto é, se os prótons fossem ligeiramente mais pesados do que os nêutrons, todos os prótons seriam transformados em nêutrons. O resultado seria que, sem os prótons, os átomos não existiriam.

ALGUMAS CURIOSIDADES

O tamanho do núcleo depende da quantidade de nêutrons e prótons que ele possui. Entretanto, pode ser dito que, em média, o núcleo atômico tem o diâmetro em torno de 10-14 m e 10-15 m.

O próton e o nêutron são partículas 100 mil vezes menores do que o próprio átomo inteiro!

A massa do átomo é dada praticamente somente pelo número de prótons e nêutrons existentes no núcleo. Isso ocorre porque cada próton e cada nêutron são 1836 vezes maiores que um elétron. Por essa razão, a massa dos elétrons

A região periférica ao redor do átomo onde os elétrons ficam girando em volta do núcleo é chamada Eletrosfera, onde se encontram os elétrons. Estes foram as primeiras partículas subatômicas descobertas (por J. J. Thomson, em 1897,). São partículas carregadas negativamente, cuja carga relativa é de -1. Sua carga em coulomb é igual a 9,110 . 10-31 C.

Apesar de os elétrons serem negativos, o átomo no estado fundamental é neutro, pois ele possui a mesma quantidade de elétrons e de prótons. Isso significa que as cargas negativas dos elétrons anulam as cargas positivas dos prótons, assim, o átomo fica neutro.

Quando os átomos realizam ligações químicas para formar as substâncias simples e compostas, isso ocorre com os elétrons. Há então uma transferência ou um compartilhamento de elétrons entre dois ou mais átomos.

As ilustrações da estrutura do átomo são apenas modelos, mas não representam a realidade. Por exemplo, a maior parte do átomo é um grande vazio. Para você ter uma ideia, pense no átomo de hidrogênio formado por um próton e um elétron. Se o núcleo desse átomo fosse do tamanho de uma bola de tênis, o seu elétron orbitante estaria a uma distância de três quilômetros! A eletrosfera é maior que o átomo cerca de 10 000 a 100 000 vezes.

atomoEsquema de estrutura do átomo com as principais partículas subatômicas