Saltar navegação

METAIS, NÃO-METAIS, SEMIMETAIS E GASES NOBRES

Hoje em dia podemos dividir os elementos em 5 grupos: os metais, os ametais, os semimetais (ou metal óides), os gases nobres e o hidrogênio; é só você observar as cores que aparecem na tabela.

Uma das mais, levando em consideração características físicas: metais e não-metais. A descoberta dos gases inertes e de outros elementos fez surgirem o grupo dos gases nobres e o grupo dos semimetais, respectivamente. Hoje os elementos químicos distribuem-se nos seguintes grupos:
 
Metais: 87 elementos: são elementos sólidos (exceto o mercúrio); em geral duros; têm a propriedade de refletir a luz, manifestando brilho característico (denominado "brilho metálico"); densos; de altos pontos de fusão e de ebulição; apresentam alta condutividade elétrica e térmica; ductibilidade, que é a capacidade de serem transformados facilmente em fios; maleabilidade, facilmente transformados em lâmina; quanto aos sólidos, perdem facilmente elétrons dando origem a íons positivos (cátions).
 
Não-Metais (ametais): 11 elementos: apresentam propriedades opostas às dos metais, ou seja: são maus condutores de calor e eletricidade; em geral são opacos e não apresentam brilho, não são dúcteis e nem maleáveis e têm tendência a ganhar elétrons, transformando-se em íons negativos (ânions).
 
Semimetais: 7 elementos: são todos sólidos em condições ambiente e apresentam características intermediárias entre os metais e os não-metais.
 
Gases Nobres: 6 elementos: são encontrados isoladamente na natureza na forma de moléculas monoatômicas (substâncias simples); têm comportamento químico específico e receberam esse nome porque se considerou inicialmente que não reagiam (gases inertes). Hoje já se consegue sintetizar alguns compostos de gases nobres, embora tenha estabilidade precária.

Importante

O hidrogênio tem características distintas de todos os demais elementos e, em alguns sistemas periódicos é representado à parte, ou representado duplamente sobre a família dos alcalinos e sobre a dos halogênio, pois manifesta características dessas duas famílias.

Alguns químicos sugerem que ele fique fora da tabela, já que ele não se enquadra em nenhum grupo da tabela. É o mais simples dos átomos, é encontrado na forma de H2(g) nas altas camadas da atmosfera, ou combinado com outros elementos, como por exemplo, com o oxigênio formando água. Ele é colocado na família dos metais alcalinos, mas não é um metal, ele só estaria ali pois possui 1 elétron na última camada.