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SERVIÇO AO CLIENTE

“O resultado de todo esforço Logístico é o serviço ao cliente. As empresas contratam pessoas, compram equipamentos, selecionam e desenvolvem fornecedores, investem em tecnologia de informação, em capacitação gerencial, tudo com o objetivo de colocar em prática um projeto logístico capaz de diferencia-las, de criar valor para seus clientes por meio de um serviço superior”. FLEURY, 2000.

“Do ponto de vista prático e conceitual, o serviço ao ciente representa componente chave que diferencia a logística moderna da abordagem tradicional, que tratava somente das questões relacionadas a eficiência operacional. Atualmente, considerar as necessidades dos clientes constitui ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia logística de vanguarda ”. LAVALLE, 2000.

FATORES FUNDAMENTAIS DO SERVIÇO AO CLIENTE

DISPONIBILIDADE: O conceito de “super-mercado” deve ser aplicado na gestão de estoques, ou seja, é fundamental ter produtos para “pronta entrega” em produtos com demanda regular. No caso dos produtos com demanda irregular se faz necessário ter velocidade nos processos de fabricação.


DESEMPENHO OPERACIONAL
: Refere-se à estrutura operacional da Logística, que envolve:

  1. velocidade do ciclo e das atividades
  2. consistência nos prazos
  3. flexibilidade operacional para as solicitações extras
  4. planos de contingência


CONFIABILIDADE: Capacidade em fornecer informações para trabalhar os erros com os clientes. Tão importante quanto a falha, é a habilidade para lidar com ela. Um cliente inicialmente insatisfeito, pode tornar-se um grande promotor do produto e da empresa, se a eventual reclamação for bem conduzida.

MOMENTOS DE SERVIÇO AO CLIENTE

  • Pré compra – Influência da decisão de compra Política da empresa, Estrutura organizacional, Flexibilidade, Rede de serviços
  • Durante a compra – Cria boa experiência de compra Nível de estoque, Tempo de entrega, Acurácia dos dados do sistema.
  • Pós compra – Suporte ao produto que já está com o cliente Instalação, Suporte técnico, Atendimento a reclamações, Eventuais substituições


PERFIL DO CLIENTE “CARO DE SERVIR”

  • Compra pouco de vários itens, normalmente em quantidades muito diferentes a cada pedido.
  • Pede fracionamento do SKU (stock keeping unit), o que pode incluir embalagem diferenciada.
  • Exige várias entregas pequenas com redução de prazo
  • Solicita prazos para pagamento diferente da política da empresa.
  • Não efetua os pagamentos nas datas previstas.


DECISÕES SOBRE CLIENTES NÃO RENTÁVEIS

  • Conduza-o a deixar você, deixando de conceder descontos, eliminando gradativamente apoio técnico e apoio a comercialização.
  • Melhore a eficiência do seu sistema logístico conquistando novos clientes na mesma região, substituindo a visita de vendedores especializados por SI, dessa forma suprindo a lacuna deixada pelo cliente não rentável.
  • Deixe-os na carteira de cientes pois podem não ser rentáveis, porém podem dar prestígio, proporcionar aprendizado...

Não há um método único para satisfazer os clientes, deve-se considerar as expectativas deles e procurar atende-las da melhor forma possível.