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GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

CONCEITO

O gerenciamento logístico é o meio pelo qual as necessidades dos clientes são satisfeitas mediante a coordenação dos fluxos de materiais e de informação que se estendem do mercado, passando pela empresa e suas operações, até os fornecedores. Logística é, basicamente, um conceito integrativo que procura desenvolver uma visão da empresa como amplo sistema.

Fundamentalmente, trata-se de um conceito de planejamento que tenta criar uma estrutura na qual as necessidades do mercado possam ser traduzidas em uma estratégia e em um plano de fabricação.

A missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível.

Passemos a analisar cada um dos fatores que constituem essa expressão:

  • Qualidade: esse fator representa a funcionalidade, o desempenho e a especificação técnica da oferta.
  • Serviço: é o fator que se manifesta por intermédio da disponibilidade do produto, do suporte e do compromisso com o cliente.
  • Custo: o fator custo se refere a todos os custos da transação do cliente.
  • Tempo: esse fator refere-se aos lead times envolvidos na operação.

A manutenção da vantagem competitiva requer que a empresa mantenha um programa contínuo de investimentos em aperfeiçoamento e inovação, de modo a responder às variações de ânimo dos clientes com relação àqueles fatores.

As empresas de sucesso no atual ambiente competitivo são aquelas que souberam deslocar o foco dos aspectos tradicionais do Marketing e do gerenciamento logístico para a promoção do valor ao cliente.

Da mesma forma, a orientação tradicional do gerenciamento logístico tem estado focada na redução de custos como sendo um fim em si mesma. Ocorre que a redução de custos apenas é válida se não comprometer a criação de valor para o cliente. Dessa forma, uma estratégia logística de baixo custo pode resultar numa logística eficiente, mas não numa logística eficaz.

É preciso também compreender que o Marketing atuou de forma a promover a marca e “empurrar” para o mercado os produtos da empresa. Antes de interagir com a empresa, o cliente pode ser considerado como apenas uma entidade abstrata, que a Microeconomia designa por consumidor; mas após interagir com a empresa e estabelecer uma série de vínculos, esse consumidor se torna o cliente em sua acepção mais relevante, ou seja, aquele que vai receber um conjunto de benefícios advindos da sua transação com a empresa.

Com base nesse raciocínio, é possível visualizar uma nova perspectiva de relacionamento entre o gerenciamento logístico da cadeia de suprimentos como um todo e a efetividade da função Marketing, conforme a figura a seguir:

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