Saltar navegação

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

 

A logística empresarial nasceu da necessidade de melhorar a qualidade da operação (esse ponto, principalmente, pensando na experiência do cliente e na redução de custos). Afinal, em tempos de muita competitividade, ou você cria novos mercados e acha o seu oceano azul, ou precisa encontrar outras formas de se destacar. A operação logística tem tudo a ver com isso, pois é ela que te ajudará a ser cada vez mais eficiente.

QUANTO MAIS COMPLEXA SE TORNA A ATIVIDADE DA EMPRESA, MAIOR A NECESSIDADE DE COORDENAR DE FORMA SISTÊMICA TODOS OS ASPECTOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, OU SEJA, MAIOR A NECESSIDADE DE CUIDAR MUITO BEM DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Confira algumas dicas básicas para fazer sua logística:

  • Tenha um plano B para tudo: esteja sempre à frente de possíveis problemas – inclusive, e principalmente, daqueles que não pode controlar.
  • Invista e modernize a sua comunicação: entre sua equipe, fornecedores, e até mesmo com clientes. Quanto mais e melhor você fizer isso, melhor será o desempenho e a fluidez da sua operação.
  • Controle tudo: e a comunicação e troca de informações entra nesse item. Você precisa estar no comando, saber tudinho o que está acontecendo. Quem não mede, não gere. Fazer um minucioso registro das principais métricas do seu negócio e acompanhá-las no dia a dia vai ajudar a entender onde você está acertando, onde está errando, e como pode otimizar cada passo do processo produtivo.

 

 

Objetivos

No final deste capítulo o formando deverá ser capaz de:

  • Maximizar o uso dos espaços;

  • Facilitar o acesso aos itens do Depósito;

  • Proteger e abrigar os materiais;

  • Facilitar a movimentação interna do Depósito; 

  • Maximizar a utilização de mão – de – obra e equipamentos.