Saltar navegação

RESUMO

Resumo

O termo Logística tem sua origem no verbo francês loger, cuja significação aproxima-se, de uma forma geral, de alojar. Entretanto, tal termo possui também um sentido militar de ação de abastecer, transportar e alojar a tropa.

A História nos apresenta alguns exemplos que ressaltam a importância da Logística para grandes estrategistas em busca de sucessos econômicos e militares.

O Império Romano conseguiu consolidar e manter o seu poderio durante séculos em razão da disponibilidade de boas redes de estradas que convergiam para Roma.

Na Idade Média, o custo para deslocar os meios de combate das Cruzadas era elevado. Esse custo era o resultado da necessidade de transportar uma enorme quantidade de suprimentos, armas, combatentes e animais de montaria, elementos que permitiam o desenvolvimento das ações militares contra os muçulmanos.

Esses múltiplos aspectos que envolviam o transporte e o suprimento das Cruzadas representavam manifestações da Logística. A gestão logística assume uma dimensão estratégica para os negócios porque atua sobre os custos dos produtos e serviços, o que se reflete na formação dos preços finais e, conseqüentemente, na competitividade da empresa. Além disso, ela é capaz de impactar diretamente o cliente final dos produtos e serviços.

Na medida em que os prazos e a qualidade do atendimento forem componentes da função logística, esta assumirá um papel fundamental na estratégia do negócio. Tal estratégia visa atender às necessidades dos seus clientes, a fim de manter a fidelidade deles.

A Logística é composta por atividades primárias: transportes, manutenção de estoques, processamento de pedidos e atividades de apoio: armazenagem, manutenção de informações, programação de produtos, obtenção, embalagem de proteção e manuseio de materiais. Essas atividades oferecem a base e a sustentação para o sistema logístico de uma organização.