Saltar navegação

HISTÓRIA

Introdução

Boa parte do estudo de História depende de leitura. Compreender as informações de um texto, seja qual for - artigo de jornal e revista, capítulos de livros ou questões de provas, não depende apenas da capacidade de entender o significado de palavras ou frases, mas exige principalmente a capacidade de compreender idéias. Sim, ler é compreender idéias.

Para ter uma boa compreensão de textos de História, faça uma primeira leitura lenta e atenciosa do texto inteiro. Em seguida, por alguns minutos, relembre o que leu, contando para si mesmo (em silêncio ou em voz alta, como lhe agradar melhor). Ao fazer isso, perceba que algumas coisas sua mente já memorizou e ao mesmo tempo levantou dúvidas sobre outras. Volte então ao texto e faça uma segunda leitura, lenta e por partes. Nessa leitura, assinale as palavras-chaves e destaque as idéias importantes. Após isso, faça um resumo, cuidando para utilizar o menor número possível de palavras ou expressões. Então passe a fazer os testes propostos sobre o assunto estudado.

Não é recomendado fazer resumo e resolver os testes sem antes ter compreendido o assunto. Você corre o risco de fazer um resumo inadequado, memorizar coisas erradas ou desnecessárias e, mesmo gastar muito tempo na resolução dos testes.

Dicas básicas para estudar História

  • estudar é trabalho - tenha isso bem claro em sua mente;
  • como qualquer trabalho, estudar também pode ser prazeroso, quando se tem o gosto pelo saber;
  • buscar a explicação do professor em sala de aula;
  • entender o processo histórico, isto é, o que liga um fato a outro e como eles fazem parte de uma determinada conjuntura;
  • decorar resumos somente após ter compreendido a matéria;
  • estudar em voz alta pode um jeito legal, se você for do tipo auditivo ou sinestésico;
  • escrever palavras-chave ou pequenas frases enquanto estuda é outra forma que ajuda bastante;
  • buscar informações além da sala de aula e das apostilas é importante preparação para a prova.