Saltar navegação

REAÇÕES QUÍMICAS

Em nosso organismo ocorre uma série de reações químicas, como as do processo de respiração celular, de produção de substâncias diversas e de digestão dos alimentos. Todas essas reações e muitas outras são fenômenos químicos necessários à manutenção da vida.

Quando nos referimos a transformações ou fenômenos químicos, estamos indicando a ocorrência de reações químicas. Assim, podemos definir reação química como sendo um processo em que a composição dos materiais se altera, formando outros materiais. Essa transformação resulta do rearranjo dos átomos das substâncias que participam do processo.

Na representação a seguir, você observa a reação química entre o gás hidrogênio (H2) e o gás cloro (Cl2), com formação de ácido clorídrico (HCl):

As substâncias que resultam da reação são chamadas de produtos e ficam do lado direito. Entre os dois membros é colocada uma seta, que indica o sentido em que ocorre a reação química.

Assim, na reação química acima, os gases H2 e Cl2 são reagentes; o 2HCl é o produto.

É importante perceber que o número total de átomos antes e depois da reação química permanece constante. Em outras palavras, nenhum dos átomos presentes na composição dos reagentes desaparece; eles estarão presentes em igual número nos produtos da reação.

Observando novamente a equação química, pode-se notar que, antes da ocorrência da reação, no lado dos reagentes havia dois átomos de hidrogênio e dois de átomos de cloro. Após a reação, no lado do produto o número de átomos de cada elemento permaneceu o mesmo: dois hidrogênios e dois cloros. Mas eles sofreram um rearranjo: agruparam-se de outra maneira ao formar a molécula de ácido clorídrico. O número 2 diante do HCl indica que foram produzidas duas moléculas desse ácido a partir de uma molécula de gás hidrogênio e uma molécula de gás cloro.