Saltar navegação

A REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS

CONCEITO

Todos os seres vivos têm a capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

Reprodução assexuada

Na reprodução assexuada, um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução.

Em uma ameba, um organismo unicelular, a célula simplesmente divide-se em duas partes, que passarão a ser novas amebas.

Existem muitos tipos de reprodução assexuada. O exemplo da ameba é um deles e é chamado de cissiparidade ou bipartição. A cissiparidade é muito freqüente em organismos unicelulares, como as bactérias e os protozoários.

Entre os seres pluricelulares, existem também aqueles que se reproduzem de forma assexuada. Veja estes dois casos: reprodução por esporos e reprodução pro brotamento.


Reprodução por esporos

Nesse tipo de reprodução assexuada, o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação.

A reprodução através de esporos pode ocorrer em organismos unicelulares, como certos protozoários, e em organismos pluricelulares, como certas algas.

Considerando os organismos pluricelulares, tomaremos como exemplo uma alga verde filamentosa do gênero Ulothrix, que vive fixa a um substrato. Essas algas, que vivem em água doce, produzem esporos que são liberados e nadam livremente até se fixarem em um meio adequado; cada esporo, então, pode germinar e formar um novo indivíduo.


Reprodução por brotamento

Esse tipo de reprodução assexuada também ocorre em organismos unicelulares, como certos fungos, e em organismo pluricelulares, como a hidra, um animal invertebrado que vive em água doce. Em uma hidra adulta nasce naturalmente um broto, que pode se destacar e dar origem a outra hidra.


Reprodução sexuada

A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas. Mas por que “normalmente” entre gametas? Porque organismos unicelulares, como as bactérias, podem se reproduzir sexualmente sem que haja formação de gametas. Nesse caso, dois indivíduos podem se emparelhar temporariamente e trocar parte do seu material genético.