Saltar navegação

ELETRICIDADE

CONCEITO

A matéria é constituída por átomos. Cada átomo é formado de partículas ainda menores, como prótons, nêutrons e elétrons

Por convenção, a carga elétrica dos prótons é positiva (+) e a dos elétrons, negativa (-). Os nêutrons são eletricamente neutros, daí o seu nome.

É possível eletrizar um corpo. Para isso, é necessário fazer com que o número de elétrons se torne diferente do número de prótons nos átomos que formam esse corpo. Se o número de elétron for maior que o número de prótons, o corpo estará eletrizado negativamente; se o número de elétrons for menor do que o número de prótons, o corpo estará eletrizado positivamente.

É importante perceber que é possível desequilibrar eletricamente um átomo alterando a quantidade de elétrons, e não de prótons.


Materiais condutores e materiais isolantes

Em materiais metálicos, os elétrons apresentam um movimento mais livre por causa da forma como seus átomos se organizam: alguns elétrons movem-se livremente de um átomo para outro dentro do metal, configurando uma espécie de “mar de elétrons livres”.

Materiais que possuem um “mar de elétrons livres” em sua estrutura são considerados bons condutores de eletricidade. Assim, os metais em geral são bons condutores; por isso, utilizam-se o alumínio, o cobre e o estanho na fabricação de fios e outros equipamentos elétricos.

Materiais com arranjo atômico ou molecular que dificulta a movimentação de seus elétrons são considerados maus condutores de eletricidade ou isolantes elétricos. É o caso da borracha, do plástico, do isopor, do vidro, da cerâmica, da seda e da cortiça, entre outros exemplos. Esses materiais também são empregados na fabricação de equipamentos elétricos, mas para isolar eletricamente algumas de suas partes.