Saltar navegação

LIGAÇÕES ENTRE ÁTOMOS

Os átomos da maioria dos elementos químicos não existem isoladamente. Por exemplo, a fórmula química do gás nitrogênio (N2) indica que dois átomos de nitrogênio estão ligados entre si, formando a molécula desse gás; mas, na natureza, não se observa a existência de um átomo de nitrogênio isolado.

Já os gases nobres são formados por átomos isolados. Na verdade, são os únicos elementos químicos cujos átomos podem ser encontrados na natureza sem estarem ligados a outros.

A maioria dos elementos químicos adquire estabilidade quando seus átomos estão com oito elétrons na última camada ou dois no caso dessa camada ser a k.


Ligação iônica

Nesse tipo de ligação os átomos se encontram unidos por atração eletrostática. Isso significa que, ao ceder elétrons, um átomo fica eletricamente positivo (cátion) e o outro, ao receber elétrons, fica eletricamente negativo (ânion).


Ligação covalente

As ligações químicas nem sempre ocorrem entre um átomo que precisa ceder e outro que precisa ganhar elétrons. Às vezes ocorrem ligações entre átomos que precisam receber elétrons. Como é possível que esses átomos recebam elétrons se nenhum átomo os ceder? A resposta é simples, eles compartilham os elétrons, formando pares eletrônicos. Cada par é constituído por um elétron de cada átomo e pertence simultaneamente aos dois elétrons.

Esse tipo de ligação é chamado ligação covalente.