Saltar navegação

MAGNETISMO

CONCEITO

Os custos logísticos representam uma parte ponderável na composição de custos dos produtos na ponta do consumidor final. 

Chamamos de ímãs os corpos que exercem atração magnética sobre algum tipo de material.

Nem todos os materiais são atraídos por ímãs. Para que haja atração é preciso que o material também seja magnético, o que só acontece com alguns metais. Dizemos que todos os metais que podem ser atraídos por um ímã são ferromagnéticos. O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas, como o aço, são materiais ferromagnéticos. Além disso, os ferromagnéticos podem se tornar ímãs.

Ímãs podem ser criados utilizando corpos feitos de materiais ferromagnéticos. Esse processo – chamado de magnetização ou imantação – pode ser feito por: contato, atrito e ação de corrente elétrica.


Eletromagnetismo

A relação entre corrente elétrica e campo magnético foi descoberta pelo físico dinamarquês Hans Oersted (1777 – 1851). Podemos resumir essa relação assim: Um movimento de cargas elétricas, isto é, uma corrente elétrica, gera sempre um campo magnético à sua volta.

Por volta de 1830, o físico inglês Michael Faraday (1791 – 1867) e o físico norte-americano Joseph Henry (1797 – 1878) descobriram que campos magnéticos podem fazer surgir uma corrente elétrica.