Saltar navegação

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

A física e a química são ramos da ciência. A ciência, tal como a conhecemos hoje, surgiu na Europa ocidental no século XVII, graças principalmente aos estudos de Galileu Galilei (1564 – 1642). A vasta produção desse sábio italiano teve o precioso auxílio da técnica. Mesmo trabalhando numa oficina bastante simples, os instrumentos que possuía – plano inclinado, luneta, relógio de água – foram suficientes para demonstrar a importância da observação e do experimento. A primeira publicação dedicada especialmente à química foi o livro Tratado elementar da química, escrito em 1789. Seu autor, o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743 – 1794), é considerado o fundador da química moderna.

CONCEITOS BÁSICOS

Matéria e energia

Você sabe o que uma pedra, uma planta e um animal têm em comum? Todos são feitos de matéria. O que uma luz, o calor e o som do canto de um pássaro têm em comum? Todos são modalidades de energia.

Matéria: corpo, massa e volume

Um corpo pode ser entendido como uma porção limitação de matéria. Um animal é um exemplo de matéria. A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. A massa é expressa em unidades como miligrama (mg), grama (g), quilograma (kg) ou tonelada (t). O volume de um corpo indica o espaço ocupado por este mesmo corpo. O volume pode ser expresso em unidades como mililitro (ml), litro (L) ou metro cúbico (m³). 

Energia

Todo e qualquer movimento dos nossos músculos exige energia. A energia está presente em todos os seres vivos e em fenômenos naturais. A energia não é muito fácil de ser definida, mas fácil de ser percebida pelos nossos sentidos, como por exemplo, a luz, o calor, o som e a energia química dos alimentos.

Átomos e moléculas

A maioria dos corpos é constituída por uma mistura de diferentes tipos de matéria, isto é, uma mistura de substâncias diversas. As substâncias são formadas por partículas extremamente pequenas denominadas átomos. Existem muitos tipos de átomos, como de oxigênio (O), de hidrogênio (H), de carbono (C), de sódio (Na), de cloro (Cl), de ferro (Fe) e etc.

Átomos podem se unir e formar uma molécula. Assim a substância água é formada exclusivamente por moléculas de água.

Unidades de medida

Após a Revolução francesa (1789), os franceses criaram o Sistema Métrico Decimal. A unidade de medida definida para a grandeza comprimento foi denominada metro. A unidade de medida definida para a grandeza volume foi denominada litro. A unidade de medida definida para a grandeza massa foi denominada quilograma.

Sistema internacional de unidades

Na década de 1960 passou-se a adotar mundialmente o Sistema Internacional de Unidades (SI). Tal sistema pode ser considerado como a expressão moderna, ampliada e atualizada do Sistema Métrico Decimal. Considerando a grandeza massa, a unidade padrão do SI é o quilograma, mas dependendo do que se quer medir, podem ser usadas medidas como o grama e a tonelada. Os prefixos quilo e mil são utilizados para expressar unidades 1000 vezes maiores e unidades 1000 vezes menores.  

No estado sólido a matéria tem forma e volume definidos. No estado líquido a matéria não tem forma própria, mas o volume permanece constante. No estado gasoso a matéria não tem forma nem volume definidos.