Saltar navegação

AS LEIS DE NEWTON

CONCEITO

O profissional de logística é o responsável pelo fluxo de materiais, otimização de recursos objetivando sempre reduzir os custos, aumentando a qualidade dos serviços.

Isaac Newton desenvolveu diversos trabalhos relacionados com a física, a matemática e a astronomia. Entre outras coisas, formulou as leis da mecânica e do movimento, que constituíram a base dos avanços posteriores deste ramo da ciência.


A primeira lei de Newton

Quando um ônibus, por exemplo, para de forma brusca, aparentemente seus passageiros são empurrados para frente. Aparentemente porque, na realidade, eles não são empurrados. O que acontece é que o veículo para e os passageiros continuam o movimento. Antes da freada, eles estavam à mesma velocidade do ônibus e tendem a manter o movimento.

Todo corpo em movimento tende a ficar em movimento. E todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso. A essa propriedade dos corpos dá-se o nome de inércia.

A primeira lei de Newton é também conhecida como princípio da inércia. Por essa lei ou princípio, se nenhuma força atua sobre um corpo, ou se a resultante das forças que atuam for nula, ele fica em repouso ou com movimento retilíneo uniforme.


A segunda lei de Newton

Para que um corpo parado se movimente é preciso que nele atue alguma força. Estudando o movimento, Newton percebeu que as forças produziam aceleração nos corpos. Quanto maior a força, maior a aceleração nos corpos; quanto menor a força, menor a aceleração. Ele percebeu também que, para um valor determinado da força resultante, quanto maior a massa de um corpo, menor a aceleração que ele adquire. E o inverso também é válido: quanto menor a massa de um corpo, maior a aceleração que ele adquire. Essa constatação é conhecida como segunda lei de Newton.


A terceira lei de Newton

Newton observou que, se um corpo aplica uma força, chamada ação, em outro corpo, este aplica no primeiro uma força igual e contrária chamada reação.

Com base nessas observações enunciou a terceira lei do movimento, conhecida como principio da ação e reação ou terceira lei de Newton: A toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário. Um foguete em movimento é um exemplo prático da terceira lei de Newton. Os gases produzidos na queima do combustível são impelidos para fora e para baixo (ação) e, como resultado, o veículo é impulsionado para cima (reação). Os gases exercem uma força no foguete (força de ação) e o foguete exerce uma força nos gases na mesma direção e em sentido oposto (força de reação). O resultado é o movimento ascendente do foguete.

 

Gravidade

Existe certo tipo de forças chamadas forças a distância, cuja aplicação não depende de contato com o corpo. É o caso da força gravitacional.

Desde a Antiguidade já tinham sido dadas muitas explicações para a queda dos corpos. Uma, que predominou por mais de mil anos, era baseada na idéia de a Terra ser o centro do Universo. Assim, todas as coisas pesadas tinham seu “lugar natural” no centro do universo. Isso explicava por que as coisas caíam: elas simplesmente estavam ocupando seu “lugar natural”.

Investigando essa questão, Newton formulou a hipótese de que os corpos caem porque são atraídos por uma força que nosso planeta exerce neles em direção ao centro da Terra. A essa força ele deu o nome de força gravitacional ou força da gravidade. A força que a Terra exerce, atraindo em direção ao seu centro os corpos que estão na sua proximidade, é a mesma força exercida pelos corpos em relação à Terra. E os corpos exercem uma força também uns em relação aos outros.

A origem da força gravitacional é a massa, ou seja, tudo que tem massa exerce força gravitacional.

A lei da gravitação universal

Isaac Newton formulou a lei da gravitação universal, seu enunciado: “Todos os corpos se atraem mutuamente na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado de suas distâncias.”

Explicando este enunciado: No Universo, uma porção de qualquer matéria atrai outra porção de matéria: o Sol atrai a Terra; a Terra nos atrai e também atrai a Lua. Mas não vemos as pessoas atraindo os lápis que estão por perto, a explicação disso é simples, os efeitos gravitacionais são percebidos apenas quando um dos corpos tem massa realmente muito grande, na ordem de milhões de toneladas. Além disso, quanto maior a distância entre os corpos, menor a força de atração entre eles.