Saltar navegação

TENSÃO ESPACIAL

Oposto do equilíbrio, a tensão desestrutura a referência do eixo sentido da linha vertical e da linha-base horizontal causando uma instabilidade na observação do objeto ou situação.

Passa a existir então uma relação entre o equilíbrio e a tensão, num jogo de forças que atuam no campo de visão percebido pelo ser humano. 

 

 

Estas influências no modo de como percebemos a imagem são chamadas de forças de movimento por que agem sobre um ponto de aplicação, sob uma direção e com certa intensidade na percepção visual.

Este jogo de forças pode e deve ser usado para causar sensações, impressões e efeitos diversos na linguagem visual, cabendo adequar sua ação para um fim específico.

Existem várias formas que não parecem ter estabilidade, como o círculo, por exemplo. A falta de estabilidade pode ser resolvida desenhando uma linha vertical. Ao se acrescentar uma linha horizontal na base a sensação de estabilidade está definitivamente resolvida.

O dinamismo e a atividade, de uma imagem carregada de tensão, contrastam com a calma e estase de outra que possua equilíbrio.

Estes dois fundamentos, equilíbrio e tensão, funcionam como opostos necessários já que um é referência para o outro no campo da percepção visual.