A figura, em uma imagem, para ser percebida imediatamente, deve ser colocada em destaque do fundo. Na relação figura-fundo as formas (figuras) podem ser: positivas, negativas ou ambíguas.
Exemplos:
- Forma positiva - é a forma completa com todos os detalhes, é apenas a silhueta, o contorno de uma forma. São as figuras formadas em torno de um espaço negativo ou vazio.
- Forma negativa - constitui a parte transparente de uma obra, figuras "ocas"; são as formas que rodeiam um espaço positivo.
- Forma ambígua - quando não há contraste suficiente entre a figura e o fundo, estes dois elementos tendem a se confundir e nos dão uma dupla interpretação.
Alguns artistas se especializaram na produção de composições que utilizam o conceito de formas ambíguas. As figuras representadas podem sugerir dupla interpretação, usando e abusando dos efeitos de ilusão de ótica, ou ainda, num olhar mais atento, apresentar imagens subliminares, como a do exemplo da imagem abaixo.
Neste quadro de Salvador Dali, um dos nomes mais expressivos do surrealismo, você vê dois mercadores de escravos e alguns negros. Um deles está de joelhos, como se pedindo clemência, diante de um dos mercadores. Esta imagem mostra subliminarmente, dentro da arcada, o busto de um idoso, que seria Voltaire, que era contra a abolição da escravatura. Dali se utilizou da arte para criticar a escravidão. Experimente olhar a imagem, com os olhos meio fechados: O arco entre as colunas é a cabeça; as cabeças dos dois mercadores formam os dois olhos de Voltaire.
Um outro tipo de figura que pode confundir a percepção de espaço e forma são as figuras impossíveis, perfeitamente representáveis através do desenho ou da pintura, entretanto, não possíveis de serem concretizadas em três dimensões. Ou seja, não podem ser materializados.
Exemplos:
Em uma composição plástica, o espectador pode observar com atenção todo o espaço em que a obra foi desenvolvida e também a maneira como os elementos foram organizados pelo criador da obra. Assim, o espaço em uma obra de arte é a nossa configuração de uma superfície delimitada por duas dimensões, portanto, é sempre uma área específica bidimensional.
Na configuração de uma composição plástica é o que não é imagem, o fundo. Serve como uma medida relativa para analisarmos as áreas que ficam dentro da imagem.
É toda a área que rodeia a figura representada, ou seja, o fundo, e também pode ser positivo (cheio) ou negativo (vazio).
Veja:
Perceber e identificar os espaços de uma composição consiste, basicamente, na abstração especifica da forma do objeto representado e observá-lo como um "bloco" uniforme diferenciando dos seus espaços circundantes. Essa observação possibilita ao artista desenhar com mais precisão. Numa composição mais complexa podemos analisar os espaços negativos isolando cada elemento da cena (Só uma pessoa, só uma árvore, só os prédios etc).