É o processo de produção de um trabalho prático, envolvendo as variadas técnicas das artes visuais ou mesmo de outras áreas do conhecimento, como a música, o teatro ou a dança, onde se recria uma obra de arte a partir da idéia de outra já existente.
Se reler é ler novamente, é reinterpretar, reelaborar, redefinir, então a releitura é criar novos significados.
Não é, pois, uma cópia, mas, sim, criação com base em um texto visual que serve como referência com o intuito de uma aproximação maior com a obra.
A leitura de imagem é, na verdade, um recurso a mais para tornar atraente o ensino da arte e desenvolver habilidades para a compreensão da gramática visual.
Observe a imagem abaixo de uma obra do artista Henri Matisse. Esse pintor francês disse certa vez:
Quando eu pinto verde não significa grama e quando pinto azul ele não significa céu. ("Conversation with Courthion", 1941.)
Henri Matisse. Jardins de Luxemburgo, c. 1901. Óleo sobre tela, 59,5 cm x 81,5 cm. Museu Estatal Hermitage, São Petersburgo, Rússia.
Assim ele resumiu a utilização das cores em suas obras, liberando-as da função meramente descritiva - ou seja, que reproduz a imagem tal qual ela é - e dando-lhes uma função expressiva, isto é, o significado que têm para o artista.
Matisse optou por negar as ideias tradicionais, como a de que o mar e o céu são sempre azuis, a vegetação é verde e o fogo é vermelho.
Como artista, ele escolheu as cores à sua maneira, e nos mostra seu modo pessoal de ler o mundo.
Compare a paisagem pintada por Matisse com a arte rupestre, as obras de Sinval Medeiros, Militão dos Santos, Candido Portinari e Max Ernst, o poema de João Cabral de Melo Neto e as produções criadas por você e seus colegas.
Como você responderia novamente à pergunta discutida no início deste Módulo:
O artista revela em suas obras o seu modo de ler o mundo?
Você também pode ter descoberto que os artistas utilizam diversas linguagens artísticas para expressar suas leituras: a literatura, as artes visuais, a música, a dança, o teatro e tantas outras manifestações artísticas.
E a leitura de mundo é realizada ainda em outras disciplinas, como Geografia, História, Ciências, Filosofia, Matemática, que olham o mundo de outros pontos de vista.
Também é possível interagir com alguns materiais e procedimentos artísticos, para perceber possibilidades variadas de expressar-se por meio da arte.
Cada pessoa enxerga e registra o mundo que a cerca de maneira própria.