Saltar navegação

ARTES PLÁSTICAS

A observação é muito importante para nossa aprendizagem nos processos de criação e pode trazer desdobramentos para várias situações no nosso cotidiano. O detalhe da flor aplicada na camiseta, a cor da parede na casa do vizinho, ver um profissional de determinada área trabalhando, assim como um artista, uma propaganda na revista, no rádio ou na TV, por exemplo, são observações que nos trazem idéias e estas podem dar margem à leitura e produção de nossos trabalhos artísticos.

Observar é olhar com muita atenção, é perceber detalhes não percebidos ou aparentemente sem importância. É assim que o artista também percebe a vida e, sobre ela, expressa a sua arte.

A arte é um meio de comunicação e expressão de ideias, sentimentos e pontos de vista. Cada linguagem da arte tem seus signos, códigos e materialidades para dar concretude a essas idéias e a esses sentimentos.

Você vai conhecer neste Módulo alguns artistas que expressam pela arte seus pontos de vista sobre o cotidiano e o trabalho.

REFLITA: Como será que o trabalho é visto pelos "olhos" da arte?

  • O que é o trabalho?
  • O que é ser um artista?
  • O artista também é um trabalhador?

Como você observa o mundo à sua volta?

Como fazer dessa observação uma produção artística que mostre o seu olhar singular?

Em primeiro lugar, saia da sala de aula e observe a rua em que a escola se localiza.

a) Note bem as construções; repare se há árvores, jardins, praças; veja os postes de iluminação e observe as pessoas que estão passando pela rua. Registre suas observações.

b) Selecione a imagem que mais chamou a sua atenção no momento da observação. Descreva com o maior número de detalhes possível a cena que você escolheu. Se for uma casa, por exemplo, detalhe a cor da fachada, das janelas, os materiais utilizados, a altura, a largura etc.

c) Observando bem a descrição da imagem, crie uma produção artística sobre seu entorno. Pode ser um desenho, uma pintura ou escultura, um poema, um conto, a representação de uma cena vista, uma composição com os sons ouvidos, como uma paisagem sonora, ou até uma pequena coreografia com passos e movimentos, como em uma dança.

 

Leitura do mundo pelas artes

Observe a imagem abaixo de uma obra do artista Henri Matisse. Esse pintor francês disse certa vez:

Quando eu pinto verde não significa grama e quando pinto azul ele não significa céu.

"Conversation with Courthion", 1941.

© Succession H. Matisse

Henri Matisse. Jardins de Luxemburgo, c. 1901. 
Óleo sobre tela, 59,5 cm x 81,5 cm.
Museu Estatal Hermitage, São Petersburgo, Rússia.

Assim ele resumiu a utilização das cores em suas obras, liberando-as da função meramente descritiva - ou seja, que reproduz a imagem tal qual ela é - e dando-lhes uma função expressiva, isto é, o significado que têm para o artista.

Matisse optou por negar as ideias tradicionais, como a de que o mar e o céu são sempre azuis, a vegetação é verde e o fogo é vermelho.

Como artista, ele escolheu as cores à sua maneira, e nos mostra seu modo pessoal de ler o mundo.

Compare a paisagem pintada por Matisse com a arte rupestre, as obras de Sinval Medeiros, Militão dos Santos, Candido Portinari e Max Ernst, o poema de João Cabral de Melo Neto e as produções criadas por você e seus colegas.

Como você responderia novamente à pergunta discutida no início deste Módulo: O artista revela em suas obras o seu modo de ler o mundo?

Você também pode ter descoberto que os artistas utilizam diversas linguagens artísticas para expressar suas leituras: a literatura, as artes visuais, a música, a dança, o teatro e tantas outras manifestações artísticas.

E a leitura de mundo é realizada ainda em outras disciplinas, como Geografia, História, Ciências, Filosofia, Matemática, que olham o mundo de outros pontos de vista.

Também é possível interagir com alguns materiais e procedimentos artísticos, para perceber possibilidades variadas de expressar-se por meio da arte.

Cada pessoa enxerga e registra o mundo que a cerca de maneira própria.

Afinal, o que é arte?

Confira o vídeo a seguir e busque responder a esta indagação.

SAIBA MAIS

Uma boa dica para continuar a conversa sobre esse assunto é assistir a fragmentos do documentário Janela da alma (direção de João Jardim e Walter Carvalho, 2001), em que pessoas com diferentes graus de deficiência visual são entrevistadas e falam como veem os outros e como percebem o mundo.

A arte é um meio de comunicação e expressão de ideias, sentimentos e pontos de vista. Cada linguagem da arte tem seus signos, códigos e materialidades para dar concretude a essas idéias e a esses sentimentos.