Observar é olhar com muita atenção, é perceber detalhes não percebidos ou aparentemente sem importância. É assim que o artista também percebe a vida e, sobre ela, expressa a sua arte.
A arte é um meio de comunicação e expressão de ideias, sentimentos e pontos de vista. Cada linguagem da arte tem seus signos, códigos e materialidades para dar concretude a essas idéias e a esses sentimentos.
Você vai conhecer neste Módulo alguns artistas que expressam pela arte seus pontos de vista sobre o cotidiano e o trabalho.
REFLITA: Como será que o trabalho é visto pelos "olhos" da arte?
- O que é o trabalho?
- O que é ser um artista?
- O artista também é um trabalhador?
Como você observa o mundo à sua volta?
Como fazer dessa observação uma produção artística que mostre o seu olhar singular?
Em primeiro lugar, saia da sala de aula e observe a rua em que a escola se localiza.
a) Note bem as construções; repare se há árvores, jardins, praças; veja os postes de iluminação e observe as pessoas que estão passando pela rua. Registre suas observações.
b) Selecione a imagem que mais chamou a sua atenção no momento da observação. Descreva com o maior número de detalhes possível a cena que você escolheu. Se for uma casa, por exemplo, detalhe a cor da fachada, das janelas, os materiais utilizados, a altura, a largura etc.
c) Observando bem a descrição da imagem, crie uma produção artística sobre seu entorno. Pode ser um desenho, uma pintura ou escultura, um poema, um conto, a representação de uma cena vista, uma composição com os sons ouvidos, como uma paisagem sonora, ou até uma pequena coreografia com passos e movimentos, como em uma dança.
Leitura do mundo pelas artes
Observe a imagem abaixo de uma obra do artista Henri Matisse. Esse pintor francês disse certa vez:
Quando eu pinto verde não significa grama e quando pinto azul ele não significa céu.
"Conversation with Courthion", 1941.
© Succession H. Matisse
Henri Matisse. Jardins de Luxemburgo, c. 1901.
Óleo sobre tela, 59,5 cm x 81,5 cm.
Museu Estatal Hermitage, São Petersburgo, Rússia.
Assim ele resumiu a utilização das cores em suas obras, liberando-as da função meramente descritiva - ou seja, que reproduz a imagem tal qual ela é - e dando-lhes uma função expressiva, isto é, o significado que têm para o artista.
Matisse optou por negar as ideias tradicionais, como a de que o mar e o céu são sempre azuis, a vegetação é verde e o fogo é vermelho.
Como artista, ele escolheu as cores à sua maneira, e nos mostra seu modo pessoal de ler o mundo.
Compare a paisagem pintada por Matisse com a arte rupestre, as obras de Sinval Medeiros, Militão dos Santos, Candido Portinari e Max Ernst, o poema de João Cabral de Melo Neto e as produções criadas por você e seus colegas.
Como você responderia novamente à pergunta discutida no início deste Módulo: O artista revela em suas obras o seu modo de ler o mundo?
Você também pode ter descoberto que os artistas utilizam diversas linguagens artísticas para expressar suas leituras: a literatura, as artes visuais, a música, a dança, o teatro e tantas outras manifestações artísticas.
E a leitura de mundo é realizada ainda em outras disciplinas, como Geografia, História, Ciências, Filosofia, Matemática, que olham o mundo de outros pontos de vista.
Também é possível interagir com alguns materiais e procedimentos artísticos, para perceber possibilidades variadas de expressar-se por meio da arte.
Cada pessoa enxerga e registra o mundo que a cerca de maneira própria.
Afinal, o que é arte?
Confira o vídeo a seguir e busque responder a esta indagação.