Ao analisarmos uma obra de arte devemos estar atentos a quais elementos estão presentes nela e de que forma esses componentes atuam para criar diferentes efeitos e significados formais e estéticos, relacionando a obra como um documento que se inscreve no contexto de uma época e também exprimir um comentário pessoal sobre a mesma.
A substância visual de determinada obra é composta a partir de uma lista básica de elementos, os quais não devem ser confundidos com os materiais. Particularmente em se tratando de artes visuais (pintura, escultura, desenho e arquitetura), observaremos aqueles a que chamamos de elementos básicos da linguagem visual. Existem vários elementos a considerar, no entanto, os principais são: o ponto, a linha, a forma, a superfície, o plano, a textura e a cor.
Uma obra de arte, qualquer que seja a sua forma, é simultaneamente:
- Um testemunho do sentido do belo do seu criador;
- Um documento histórico;
- Um diálogo, afetivo ou intelectual, entre a obra de arte e o seu espectador, no caso das artes visuais.
Uma obra de arte pode ser analisada de várias formas (esta é uma proposta, podendo haver outras) e pretende sempre alcançar os seguintes objetivos:
- Ajudar a apreender as técnicas utilizadas pelo autor para transmitir a sua mensagem.
- Mostrar como a obra de arte é a expressão de um dado contexto histórico;
- Sensibilizar para a fruição dos valores estéticos.
Deve ter-se sempre em conta certos dados técnicos que diferem de época para época, ou de autor para autor.
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Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor; título; data da execução; suporte; dimensões e lugar de conservação.
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Obter dados sobre o autor: data e lugar de nascimento e morte; origem social; anos e lugares de formação; idade e quando da realização da obra; outras obras suas.
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Reconhecer o tipo de assunto representado: cena religiosa; histórica; mitológica; alegoria; retrato; paisagem... (se e quando apareceu ao público; acolhimento...).
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Analisar o assunto propriamente dito: descrever o que está representado; lugares; enquadramento da cena; personagens; ação das personagens; objetos.
Deve-se, também, tentar perceber-se porque é que o autor criou um objeto artístico (quadro, pintura, desenho etc.) com aquelas dimensões e não outras; proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objetos representados, da paisagem, da posição das personagens, identificando-as, como estão vestidas, em que atitude se encontram, etc.
Conceitualmente podemos dizer que a arte é um modo de produção cultural com características prioritariamente estéticas através do qual o ser humano se expressa e se comunica.
No entanto a arte não se manifesta de maneira uniforme, pois as produções artísticas classificam-se, normalmente, em teatro, música, dança, artes literárias e artes visuais.
Dessas linguagens, abordaremos apenas as artes visuais, produções estéticas cujas representações semânticas e sintáticas se caracterizam prioritariamente pela visualidade e são divididas em espaciais, plásticas, decorativas, digitais, holográficas e audiovisuais.
- Espaciais - produções caracterizadas pela tridimensionalidade, esculturas, arquitetura, instalação e similares;
- Pictóricas - desenho, grafite, pintura, gravura, vitral, fotografia e similares;
- Decorativas ou aplicadas - trabalhos elaborados em objetos e materiais utilitários como azulejo, vasos, automóveis, tecidos e outros.
- Digitais - trabalhos de computação gráfica, web, câmeras e similares.
- Holográficas - do grego. holos: todo, inteiro; e graphos: sinal, escrita, a holografia é um processo de registro de imagens, através de um fenômeno de interferência luminosa, que possibilita a reconstrução e visualização dessas imagens em três dimensões.
- Audiovisuais - produções em vídeo, TV, cinema, MPG, mp4 e similares.
Sendo uma produção material é possível afirmar que todo objeto artístico tenha uma representação imagética. E tratando-se de comunicação, é passível de leitura.
Mas o que significa leitura de imagem?
E qual o conceito que se tem de imagem?
A leitura é o ato ou procedimento de decifrar e interpretar códigos de linguagens, ou ato de apreensão sintática e semântica de texto verbal ou não-verbal (pintura, poesia, filme, foto, peça de teatro etc.).
A imagem se configura como uma representação perceptivo-formal de determinada realidade concreta ou imaginária.
Também definida como uma representação mental e material, a imagem é uma construção mental elaborada a partir de estímulos sensoriais somados a elementos afetivos e cognitivos.
Pelo seu poder de comunicar, a arte se caracteriza como linguagem, ou seja, um sistema de expressão e interação social constituído de representações verbais e não-verbais.
Ao ler uma imagem, alguns fatores são muito significativos, chamados por alguns teóricos de níveis de leitura.
- a percepção sensorial
- a cognição
- a afetividade
A leitura sensorial é a percepção descritiva das formas representadas na imagem.
A leitura cognitiva é a apreensão dos conhecimentos históricos, científicos, sócio-culturais e estéticos representados no objeto artístico.
A leitura afetiva, refere-se à postura de aceitação ou rejeição que suscita no leitor.