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LEITURA DO MUNDO PELAS ARTES

Ao analisarmos uma obra de arte devemos estar atentos a quais elementos estão presentes nela e de que forma esses componentes atuam para criar diferentes efeitos e significados formais e estéticos, relacionando a obra como um documento que se inscreve no contexto de uma época e também exprimir um comentário pessoal sobre a mesma.

A substância visual de determinada obra é composta a partir de uma lista básica de elementos, os quais não devem ser confundidos com os materiais. Particularmente em se tratando de artes visuais (pintura, escultura, desenho e arquitetura), observaremos aqueles a que chamamos de elementos básicos da linguagem visual. Existem vários elementos a considerar, no entanto, os principais são: o ponto, a linha, a forma, a superfície, o plano, a textura e a cor.

Uma obra de arte, qualquer que seja a sua forma, é simultaneamente:

  1. Um testemunho do sentido do belo do seu criador;
  2. Um documento histórico;
  3. Um diálogo, afetivo ou intelectual, entre a obra de arte e o seu espectador, no caso das artes visuais.

Uma obra de arte pode ser analisada de várias formas (esta é uma proposta, podendo haver outras) e pretende sempre alcançar os seguintes objetivos:

  1. Ajudar a apreender as técnicas utilizadas pelo autor para transmitir a sua mensagem.
  2. Mostrar como a obra de arte é a expressão de um dado contexto histórico;
  3. Sensibilizar para a fruição dos valores estéticos.

Deve ter-se sempre em conta certos dados técnicos que diferem de época para época, ou de autor para autor.

  1. Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor; título; data da execução; suporte; dimensões e lugar de conservação.
  2. Obter dados sobre o autor: data e lugar de nascimento e morte; origem social; anos e lugares de formação; idade e quando da realização da obra; outras obras suas.
  3. Reconhecer o tipo de assunto representado: cena religiosa; histórica; mitológica; alegoria; retrato; paisagem... (se e quando apareceu ao público; acolhimento...).
  4. Analisar o assunto propriamente dito: descrever o que está representado; lugares; enquadramento da cena; personagens; ação das personagens; objetos.

Deve-se, também, tentar perceber-se porque é que o autor criou um objeto artístico (quadro, pintura, desenho etc.) com aquelas dimensões e não outras; proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objetos representados, da paisagem, da posição das personagens, identificando-as, como estão vestidas, em que atitude se encontram, etc.

Conceitualmente podemos dizer que a arte é um modo de produção cultural com características prioritariamente estéticas através do qual o ser humano se expressa e se comunica.

No entanto a arte não se manifesta de maneira uniforme, pois as produções artísticas classificam-se, normalmente, em teatro, música, dança, artes literárias e artes visuais.

Dessas linguagens, abordaremos apenas as artes visuais, produções estéticas cujas representações semânticas e sintáticas se caracterizam prioritariamente pela visualidade e são divididas em espaciais, plásticas, decorativas, digitais, holográficas e audiovisuais.

  • Espaciais - produções caracterizadas pela tridimensionalidade, esculturas, arquitetura, instalação e similares;
  • Pictóricas - desenho, grafite, pintura, gravura, vitral, fotografia e similares;
  • Decorativas ou aplicadas - trabalhos elaborados em objetos e materiais utilitários como azulejo, vasos, automóveis, tecidos e outros.
  • Digitais - trabalhos de computação gráfica, web, câmeras e similares.
  • Holográficas - do grego. holos: todo, inteiro; e graphos: sinal, escrita, a holografia é um processo de registro de imagens, através de um fenômeno de interferência luminosa, que possibilita a reconstrução e visualização dessas imagens em três dimensões.
  • Audiovisuais - produções em vídeo, TV, cinema, MPG, mp4 e similares. 

 

Sendo uma produção material é possível afirmar que todo objeto artístico tenha uma representação imagética. E tratando-se de comunicação, é passível de leitura.

Mas o que significa leitura de imagem?

E qual o conceito que se tem de imagem?

A leitura é o ato ou procedimento de decifrar e interpretar códigos de linguagens, ou ato de apreensão sintática e semântica de texto verbal ou não-verbal (pintura, poesia, filme, foto, peça de teatro etc.).

A imagem se configura como uma representação perceptivo-formal de determinada realidade concreta ou imaginária.

Também definida como uma representação mental e material, a imagem é uma construção mental elaborada a partir de estímulos sensoriais somados a elementos afetivos e cognitivos.

Pelo seu poder de comunicar, a arte se caracteriza como linguagem, ou seja, um sistema de expressão e interação social constituído de representações verbais e não-verbais.

Ao ler uma imagem, alguns fatores são muito significativos, chamados por alguns teóricos de níveis de leitura.

  • a percepção sensorial
  • a cognição
  • a afetividade

A leitura sensorial é a percepção descritiva das formas representadas na imagem.

A leitura cognitiva é a apreensão dos conhecimentos históricos, científicos, sócio-culturais e estéticos representados no objeto artístico.

A leitura afetiva, refere-se à postura de aceitação ou rejeição que suscita no leitor.