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DIMENSÕES

A arte enquanto produto estético de expressão e comunicação possui quatro pontos básicos de sua constituição e de sua leitura, chamados de dimensões do objeto artístico, abrangendo toda e qualquer produção artística, independente da linguagem a qual pertença.

Tais dimensões possuem características específicas, no entanto, é no somatório delas que o objeto artístico atinge maior significação cognitiva.

São elas:

  • Dimensão Histórica
  • Dimensão Cultural
  • Materialidade
  • Estrutura Formal

 

Dimensão Histórica - refere-se às informações históricas que podem ser extraídas do objeto artístico, não devendo ser confundida com a contextualização histórica que é a visibilidade e análise de um determinado recorte temporal para a melhor compreensão dessa imagem.

Dimensão Cultural - contempla as informações culturais e geográficas que podem ser extraídas do objeto artístico.

Materialidade - caracteriza a técnica e os materiais expressivos com os quais o objeto artístico foi produzido.

Estrutura Formal - representa o resultado imagético do objeto artístico, sendo constituído dos elementos específicos da sua linguagem de produção.

Tipologia

A maneira e ênfase que as dimensões recebem variam de acordo com a tipologia de leitura adotada, dentre os quais temos como exemplos:

  • Semiótica
  • Iconográfica
  • Iconológica
  • Formal
  • Associativa 

Semiótica - deriva do grego Semeion (signo) e Sema (sinal), sendo apresentada como a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. O signo é uma representação de qualquer objeto, forma ou fenômeno.

Iconográfica - do grego, Eikôn (imagem, retrato) e Graphô (escrita). A iconografia institui-se como as características identificatórias ou descritivas de uma determinada figura conforme suas especificidades de época, local e objetivos de produção.

Iconológica - do grego, Eikôn (imagem, retrato) e Logos (palavra, discurso). A iconologia é estudada e aplicada hoje como um método de leitura do objeto artístico a partir da sua iconografia somada às suas características estabelecidas pelos materiais, estilos, objetivos, época e local de produção.

Formal - esse tipo de leitura se baseia na compreensão e percepção da representação da forma que se apresenta a imagem. As abordagens formais mais conhecidas são a Wolffliana e a Gestaltica.

Associativa -  a leitura associativa ocorre quando alguém ao apreciar um objeto artístico, estabelece uma referência comparativa com uma experiência anterior, gerando a partir desse ponto uma impressão e a construção de significados sobre o trabalho observado.