Saltar navegação

RESUMO

 

A logística é um tema utilizado há muito tempo, porém ela vem se aperfeiçoando a cada momento e se tornando muito importante como uma estratégia competitiva e para o gerenciamento adequado das empresas podendo, assim, diminuir seus custos e eliminar processos que não agreguem valor para o cliente.

O estoque proporciona uma economia no que diz respeito ao transporte e mantém os produtos disponíveis para que possam proporcionar um valor agregado ao produto. Vimos que estoque é um dos processos logísticos mais caros e que podem ou não ser fator de entrada do produto do mercado. Uma vez que a empresa faça uma escolha errada de local, ou mesmo um controle ineficiente, a cadeia logística será mais cara, tornando o produto inviável perante a concorrência.

Em empresas que mantém um grande número de variedades de materiais em seus estoques verifica-se a importância de um sistema logístico sincronizado desde o momento da compra até sua movimentação e venda. Os clientes sabem de seus direitos e exigem produtos no momento que solicitam, e se a empresa não oferecer isto, pode acabar na perda da venda, pois o cliente vai na busca de seu produto e comprar na concorrente, o que faz com que ele fique com uma imagem negativa da empresa que não pode lhe atender.

O gerenciamento adequado de estoques tem obtidos resultados ótimos bem como a posição da empresa no mercado devido a organização e mensuração adequada dos estoques.