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FUNÇÕES DO ESTOQUE

Conceito

As funções dos estoques são dispor de um produto ou serviço para o cliente com os custos do fornecimento o mais acessível possível.

A empresa, tendo o conhecimento de seus estoques com precisão, não deixará faltar o produto para a produção, e poderá avaliar a necessidade de investimento para que o sistema específico alcance seus objetivos.

Para Bowersox, Closs (2001, p. 226) as quatro principais funções desempenhadas pelos estoques são: “especialização geográfica, estoques intermediários, equilíbrio entre suprimento e demanda e gerenciando incertezas.”.

No caso da especialização geográfica a empresa pode contar com alguns fornecedores localizados nas proximidades da empresa ou que possuem estoque com uma gama de diversos produtos, podendo, contudo, serem adquiridos vários tipos de produtos de um mesmo fornecedor e assim poderá fabricar de modo mais econômico, diminuindo custos para manter estoque como também com transporte.

Nos Estoques intermediários os produtos são fabricados e distribuídos em lotes maiores que a demanda, reduzindo custos com transporte, onde a fabricação é feita por partes para depois serem vendidos.

Já o Equilíbrio entre suprimento e demanda,  significa ter o planejamento de certo produto que é vendido em maior quantidade em certa época do ano para que não haja faltas nem sobra para a estação seguinte.

Gerenciando incertezas: significa a incerteza das vendas futuras, sendo que o estoque de segurança auxilia com certo grau de segurança nessa função.

As empresas podendo contar com estas funções poderá produzir e vender sem grandes preocupações, pois poderão contar com os materiais necessários na hora que for preciso, necessitando somente de um bom gerenciamento para estimar a demanda de certo produto em um intervalo de período.


Principais Funções:

1. Fazer o cálculo dos Estoques Mínimos.

2. Fazer o cálculo dos Lotes de Suprimentos.

3. Fazer o cálculo dos Estoques Máximos.

4. Emitir e manter atualizadas as Fichas (informações) de Estoque.

5. Replanejar os dados quando necessário.

6. Emitir Pedidos de Compras para os materiais cuja compra lhe for delegada pelo PPCP.

7. Fornecer dados solicitados aos departamentos da empresa, em comum acordo com o PPCP.

8. Receber fisicamente o material junto com a nota fiscal ou nota de entrega e aguardar a liberação qualitativa (CQ) para dar entrada no estoque e disponibilizar o material.

9. Identificar o material com o código da empresa.

10. Guardar e conservar o material.

11. Lançar entradas e saídas de materiais nas Fichas de Estoque.

12. Entregar materiais mediante Requisições.

13. Reservar materiais por meio de Notas de Empenho.

14. Manter atualizada e guardar a documentação de entrada e saída de materiais.

15. Administrar e organizar o Almoxarifado.

16. Participar ativamente de Inventários.