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AVALIAÇÃO DO ESTOQUE

Além de avaliar o tipo e função, a empresa também deverá analisar os diferentes métodos de avaliação de estoque para verificar a quantidade de material e o capital investido. Conforme Dias (2008, p. 159) são:

a) A avaliação feita através do custo médio é a mais freqüente. Tem por base o preço de todas as retiradas, ao preço médio do suprimento total do item em estoque. Este método age como um estabilizador, pois equilibra as flutuações de preços; e, a longo prazo, reflete os custos reais das compras de material.

b) Primeiro a entrar, Primeiro a sair ( First in, First out). A avaliação por este método é feita pela ordem cronológica das entradas. Sai o material que primeiro integrou o estoque, sendo substituído pela mesma ordem cronológica em que foi recebido, devendo seu custo real ser aplicado.

c) Último a entrar Primeiro a sair (Last in, First out). Esse método de avaliação considera que devem em primeiro lugar sair as ultimas peças que deram entrada no estoque, o que faz com que o saldo seja avaliado ao preço das últimas entradas. É o método mais adequado em períodos inflacionários, pois uniformiza o preço dos produtos em estoque para venda do mercado consumidor.

d) A avaliação pelo custo de reposição: tem por base a elevação dos custos em curto prazo em relação à inflação.

Na avaliação pelo custo médio a empresa não sairá lucrando mais do que sua margem de lucro nem perdendo, devido à media entre os valores primeiro e ultimo adquiridos tendo um valor real. O método PEPS é muito utilizado pelas empresas que trabalham com produtos que tenham validade, assim reduzindo as perdas por este prazo, e o valor de cada um dos produtos será mantido conforme o valor adquirido. Já o método UEPS, por ser o último produto a entrar em estoque deve ser o primeiro a ser vendido, mantém o valor do último produto adquirido para a venda, e os já existentes em estoque com o valor real de cada produto. Já o custo de reposição, mesmo que em um período não sejam adquiridos produtos, corre o risco de que se o mercado sofrer uma elevação o mesmo acompanha esta inflação.

Assim todos os métodos têm suas vantagens, deixando a escolha a critério da empresa para que resolva quais os métodos que serão próprios em seus processos para, dessa forma, começar a implantar resultando assim em melhor lucratividade e menores perdas.