Saltar navegação

SETORES DA LOGÍSTICA

A logística está presente em praticamente todos os setores de negócios. No entanto, destacaremos o que entendemos como setores principais.

Há cinco setores considerados os mais importantes: 


Indústrias que transformam matéria prima em bruta

Trata-se das indústrias que transformam matéria prima para outras indústrias, como as que trabalham com minérios, madeiras, entre outros.

Estas empresas dedicam maior atenção à logística de suprimentos, na qual ocorrem os maiores problemas. No entanto, a distribuição é mais simples pelo fato de que os insumos são adquiridos em grandes quantidades e o produto final entregue em menor número de destinos.


Empresas atacadistas

Neste setor não há fabricação de materiais, apenas a comercialização de produtos prontos, em larga escala.

Por receberem grandes lotes de produtos para serem vendidos e, também, vender grandes lotes de produtos, a sua logística é muito semelhante, tanto na entrada quanto na saída de mercadorias.


Empresas varejistas

Este setor recebe uma grande quantidade de produtos, porém, sua distribuição é feita de forma muito fragmentada, sendo transportado para diversos destinos.

Desta forma, o processo logístico de distribuição é bastante complexo, tendo em muitos casos, sérios problemas com roteirização, processamento de
informações dos produtos, coordenação e documentação.

É importante ressaltar ainda que, em alguns casos, são necessários veículos especiais ou adaptados para realizar o transporte.


Empresas transportadoras

As transportadoras trabalham de forma muito parecida com as empresas atacadistas. 

A principal diferença, no entanto, consiste no volume de armazenamento de mercadorias, uma vez que as transportadoras procuram ter o mínimo de volume, apenas o necessário para efetuar os despachos dentro dos prazos especificados.

Não podemos considerar transportadoras, apenas as empresas que transportam grandes volumes. Existem transportadoras que são especializadas
em cargas fracionadas, ou seja, trabalham com pequenos volumes como pacotes e pequenas caixas.

É um processo que requer muita atenção e planejamento em termos de frota, roteiros, operações nos depósitos, entre outros.


Bancos

Por fim e não menos importantes, estão os bancos que se encontram nessa relação, pelo fato de suas transações bancárias implicarem na emissão de documentos importantes, no qual o transporte deve ser realizado dentro do prazo exigido e com o máximo de planejamento e cuidado.