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ÁREAS DA LOGÍSTICA

As empresas encontram-se em um momento desafiador, no qual é preciso crescer, mantendo a competitividade e oferecendo serviços e produtos de qualidade a seus clientes, de forma a atender a todas as suas expectativas.

Para isso, muitas empresas adotam medidas de redução de custo como eliminação de cargos, reduzindo com isso seu quadro de colaboradores, controle de ligações telefônicas ou até mesmo, eliminação do cafezinho durante o expediente.

Por se tratar de um processo que envolve redução de custo e, às vezes, até de investimento, a logística tornou-se ponto estratégico dentro das empresas, porém alguns destes conceitos têm um tom de importância maior para alguns setores da economia.

logistica

Porém, essas medidas, em sua maioria, são realizadas de forma isolada, não garantindo o resultado esperado.

Por outro lado, há empresas que buscam essa redução de custos, através de muito planejamento, dentro do qual, encaram a logística como uma ferramenta estratégica bastante competitiva.

Geralmente, suas ações gerenciais são planejadas e coordenadas de forma integrada, avaliando todo o processo, desde o fornecimento de matéria prima até a certeza de que seus clientes estão realmente satisfeitos.

Essas medidas conseguem atingir resultados expressivos na redução de custos, em torno de 30% na média e de acordo com as práticas até então utilizadas. 

Neste sentido, o maior exemplo a ser destacado, é o comércio eletrônico. Esta forma de comercializar produtos tem proporcionado às empresas, um nível de expansão dos seus negócios, nunca antes observado, gerando diversos benefícios tanto para a empresa quanto para seus
clientes.

Tais benefícios podem ser destacados como:

  • A possibilidade de oferecer seus produtos, para os mais variados clientes, em qualquer parte do mundo;
  • Eliminação de possíveis intermediários, propiciando assim uma venda direta ao seu consumidor final;
  • Redução significativa dos custos de estoques e despesas administrativas; 
  • Redução dos custos de comunicação com seus clientes através da interatividade.

Porém, para que haja sucesso nesse processo e as partes possam usufruir desses benefícios, é preciso que a empresa desenvolva sua estrutura de logística para realizar todos os processos de forma adequada, acompanhando o pedido desde o se processamento, passando pela gestão de estoque, rastreamento e entrega ao cliente, inclusive com a logística reversa, e o não investimento nesse segmento poderá gerar uma série de problemas tanto para a empresa quanto para o cliente.

A evolução da logística empresarial tem início a partir de 1980, com as demandas decorrentes da globalização, alteração estrutural da economia mundial e desenvolvimento tecnológico, tendo como consequência a segmentação da logística empresarial em três grandes áreas:

Administração de materiais: que é o conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matéria-prima até a entrada na fábrica; em resumo é “disponibilizar para produção”; sendo que participam desta área os setores de:

  • Suprimentos,
  • Transportes,
  • Armazenagem, 
  • Planejamento, e
  • Controle de Estoques.

Movimentação de materiais: transporte eficiente de produtos acabados do final de linha de produção até o consumidor; sendo que fazem parte o PCP (Planejamento e Controle da Produção), Estocagem em processo e Embalagem.

Distribuição física: é o conjunto de operações associadas à transferência dos bens objeto de uma transação desde o local de sua produção até o local designado no destino e no fluxo de informação associado, devendo garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos; em resumo é “tirar da produção e fazer chegar ao cliente”. Participam os setores de Planejamento dos Recursos da Distribuição, Armazenagem, Transportes e Processamento de Pedido.

Um outro fator importante que surgiu com a evolução da logística foi a Logística Reversa, que é a área da logística empresarial associada a retornos de produtos, reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, descarte de resíduos e reformas, reparos e remanufatura.