Saltar navegação

INTRODUÇÃO A LOGISTICA

CONCEITO

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

A Logística pode ser considerada como sendo a área da administração que se responsabiliza pelo transporte e pelo armazenamento dos produtos a serem comercializados. implementa e controla, eficientemente, o fluxo de bens, serviços e informações do ponto de origem ao ponto de consumo de forma a atender as necessidades dos clientes. 

É também de responsabilidade da logística obtenção, produção e distribuição eficaz destes produtos em locais e quantidades específicas, planejando, implementando e controlando os fluxos de forma correta tudo, desde a matéria-prima utilizada para sua produção até o produto final.
acabado, pronto para comercialização.

Atualmente, a logística é uma atividade vital e essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, exigindo de profissionais qualificados na área e a procura por um por esse perfil só tem crescido no mercado nacional e internacional.

A logística ajuda não somente as empresas, mas a qualidade de vida local, no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestrutura para sua operacionalidade. O tema logística hoje é vital para as empresas à medida que otimiza recursos e aumenta a qualidade, o que significa, gastar menos com resultados melhores. 

Aqui, estudamos os conceitos de LOGÍSTICA, analisando-os, observando sua evolução no decorrer do tempo, além de adquirir o conhecimento e a abrangência da sua importância nos dias atuais.

Mas, afinal, o que é Logística?

  • A logística tem suas bases em civilizações antigas. Líderes, como Alexandre, o Grande, faziam valer conhecimentos de técnicas de guerra para que a logística aplicada fosse eficiente. As tropas de Napoleão e as de Hitler sucumbiram à falta de planejamento logístico ao tentar invadir a Rússia.
  • A Segunda Guerra Mundial é considerada berço da logística moderna. Importante observar que os povos antigos já utilizavam os conceitos de logística de forma bastante subjetiva.
  • É uma palavra que entre os gregos significava a arte de calcular. Já para as estratégias do exército era a parte militar relativa ao transporte e suprimentos das tropas em operações.

Atualmente a logística é entendida como o processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente, a custo correto, o fluxo e a armazenagem de matérias primas e estoque durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com eficácia.

Principais conceitos

Veja abaixo alguns dos conceitos mais relevantes:

  1.  É o processo de planejamento, implementação e controle, de um eficiente e efetivo fluxoarmazenamento de produtos, serviços e respectivas informações, desde a origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos do cliente.
  2. É o processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para  maximizar da produção ao consumo, enfrentando custos.
  3. É o movimento e manuseio de produtos desde o ponto de produção até o ponto de consumo ou uso. (American Marketing Association, 1948).
  4. É o gerenciamento de todas as atividades que facilitam o movimento e coordenação da oferta e da demanda na criação de utilidades de local e de tempo. (Hesket et alli, 1964).
  5. Logística é a arte e a ciência de determinar requisitos; adquiri-los e finalmente, mantê-los numa condição de disponibilidade operacional para sua vida inteira. (Stone 1968).
  6. É o planejamento e a operação de sistemas físicos, informacionais e gerenciais necessários para que insumos e produtos vençam condicionantes espaciais e temporais de forma econômica. (Daskin, 1985).
  7. É o movimento eficiente de produtos acabados do fim da linha de produção para o consumidor, em alguns casos inclui o movimento de matérias primas da fonte de suprimento para o inicio da linha de produção. Essas atividades incluem frete, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, controle de inventário, seleção de local de fábrica e armazém, processamento de pedidos, previsão de mercado e serviço ao cliente… (National Council of Physical Distribution Management – England, 1989).
  8. A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, bem como, os fluxos de informações correlatas, através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos abaixo custo. (Christopher Martin, 1997).
  9. Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias primas, estoques em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. (Council of Logistics Management 2000).