Saltar navegação

ARMAZENAGEM

Conceito

Armazenagem é a atividade que permite manter bens e materiais, secos ou refrigerados, em instalações adequadas para manter suas características ideais para consumo.

Estes bens e materiais podem ser depositados em alfândega (no caso de bens e materiais com origem ou destino no exterior) ou em outros locais (no caso de bens com origem e destino no território nacional).

A eficiente operação de armazenagem está ligada a fatores como instalações, métodos e recursos que a organização utiliza para executá-la.

Os custos básicos de uma operação de armazenagem que requerem maior atenção em seu controle são os descritos:

  1. espaço para armazenagem e atendimento de pedidos
  2. forma de ocupação do espaço físico destinado à armazenagem
  3. equipamento utilizado
  4. mão-de-obra empregada
  5. sistema de controle da armazenagem

O sistema de armazenagem a ser empregado difere para cada tipo de material, política de estoques que a empresa emprega e mercado em que atua.

Para tanto, teremos diversos tipos de sistemas de armazenagem, com tecnologias cada vez mais diferenciadas ao longo das necessidades da empresa.

Tipos de armazenagem:

  1. Armazéns/Terminais EADI: foco: armazenamento de mercadorias retidas na alfândega e execução de processos primários de fabricação (sem transformação de  produto). Estações Aduaneiras do interior. 
  2. Armazéns/Terminais Carga Geral: foco em armazenamento de mercadorias gerais, não tendo especialização.
  3. Armazéns/Terminais Frigoríficos: foco no: armazenamento de mercadorias que necessitam de refrigeração controlada.
  4. Armazéns/Terminais Portuários: foco em armazenamento de cargas retidas na alfândega, em recintos portuários controlados.
  5. Armazéns/Terminais Aeroportuários: foco no armazenamento de cargas sujeitas à alfândega em recintos aeroportuários controlados.
  6. Armazéns/Terminais Contêineres: foco: armazenamento de contêineres, podendo ser retidos na alfândega ou não.
  7. Armazéns/Terminais Granéis: foco no armazenamento de mercadorias sem embalagem, em estado natural. Líquidos e Sólidos
  8. Armazéns/Terminais Industriais ou Comerciais - foco: realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. Centros de Distribuição