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COR

A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.

Quando mencionamos cor, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e Cor-Pigmento.

A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores.

No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.

As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.

As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.

Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor.

Essas duas "cores". Portanto. não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.

 

NOMENCLATURA DAS CORES

Tanto a cor-luz quanto a cor-pigmento, seja ela transparente ou opaca se divide em:

  • Cores primárias - aquelas consideradas puras, que não se fragmentam.
  • Cores secundárias - obtidas através da mistura em partes iguais de duas cores primárias.
  • Cores terciárias - são obtidas pela mistura de uma primária com uma secundária ou a partir das primárias em proporções desiguais.
  • Cores neutras - o preto e o branco, embora sejam consideradas como ausência e totalidade das cores-luz respectivamente, no entendimento das cores-pigmento são também conhecidas, juntamente com o cinza, como cores neutras. Não aparecem no círculo cromático.

É importante ressaltar, que cada tipo de cor (cores-luz e cores pigmentos) sofre alterações de acordo com sua própria essência, conforme esquema abaixo:

Pinte com as cores indicadas e veja a classificação das cores e suas respectivas misturas.

 

HARMONIA DAS CORES

 

Cores Complementares

Cores complementares são cores que, em certo sentido são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

Uma cor secundária é sempre complementada por uma cor primária que não entra sua composição. Esta é a cor que está em oposição a posição desta cor primária. Por exemplo, a cor complementar do vermelho é o verde. As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.

 

Cores Análogas

São as que aparecem lado-a-lado em um disco cromático. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica.

Por exemplo, o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado têm em comum a cor laranja.

As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição em cores análogas em geral é elegante, porém deve-se tomar o cuidado de não a deixar monótona.

 

Temperatura das Cores

A temperatura das cores designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias. Quando se divide um disco cromático ao meio com uma linha, percebem-se de um lado as cores quentes, que são vibrantes; no outro lado aparecem as cores frias, que transmitem sensações de tranqüilidade.

São cores quentes: amarelo, laranja, vermelho, púrpura, além de tonalidades como o marrom e o rosa. Elas nos dão a sensação de alegria, calor, movimento e dinamismo.

São cores frias: azul, verde, lilás, violeta e todas as tonalidades entre o azul e o verde. As cores frias transmitem tranqüilidade, apatia, calma e frio.

 

ATENÇÃO:

As cores branca, cinza e preta são cores neutras, que não são definidas nem como cores quentes, nem cores frias.

 

DIMENSÕES DAS CORES

A cor possui três dimensões que podem ser definidas e medidas. São elas:

Matiz ou croma: é a cor em si, e existe em número superior a cem. Entretanto, particularmente na cor pigmento opaca existem três matizes primários ou elementares que são o amarelo, o vermelho e o azul.

Saturação: é a pureza relativa de uma cor, do matiz ao cinza. A cor saturada é simples, quase primitiva e foi sempre a preferida pelos artistas populares e pelas crianças. As cores menos saturadas levam a uma neutralidade cromática e até mesmo à ausência de cor.

Brilho ou tom: é a dimensão acromática da cor, ou seja, não depende dela. Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

 

GRADAÇÃO DAS CORES

Gradação é a mistura gradativa entre as cores formando novas cores a partir das primárias, as secundárias, o branco e o preto. Essa mistura gradativa é conhecida como "degradê" (do francês degradè).

A mistura gradativa das cores forma novas cores pela variação de intensidade e tonalidade.

 

MONOCROMIA E POLICROMIA

Monocromia: É uma composição artística feita utilizando-se uma só cor, com mais de uma tonalidade. Ex.: Pode ser uma composição feita de azul e suas diversas tonalidades. Mono = um, croma = cor.

Policromia: É uma composição artística feita utilizando-se várias cores. Poli = muito, croma = cor.

 

RODA DE COR

A mecânica quatro rodas cor pétala RGBW dentro de um projetor de vídeo DLP 1998.

Uma roda de cor ou círculo de cor é:

  • Organização de um resumo ilustrativo de tonalidades de cor em torno de um círculo, mostrando as relações entre as cores consideradas cores primárias, cores secundárias, cores complementares, etc.;
  • Literal de um dispositivo mecânico que gira com uma variedade de cores dispostas como pétalas ou gradientes em torno do cubo giratório.
  • Algumas fontes de usar a roda de cor termos e círculo de cor alternadamente. No entanto, um termo ou outro pode ser mais prevalente em determinadas áreas ou certas versões como mencionado acima. Por exemplo, algumas reservam-se o prazo para a roda de cor dispositivos mecânicos de rotação, como topos de cor ou rodas filtro. Outros classificar rodas de cores diferentes como o disco de cores, cartela de cores, e as variedades escala de cores.
  • Como um modelo ilustrativo, os artistas costumam usar vermelho, amarelo e azul primárias (sistema RYB), dispostas em três pontos igualmente espaçados em torno de sua cor roda. Impressoras e outros que usam métodos modernos de cores subtrativas e magenta usar terminologia, amarelo , ciano e como primárias subtrativas. Intermédios e pontos interiores de rodas de cores e os círculos representam as misturas de cores. Em uma pintura ou roda de cor subtrativa, o centro de gravidade "é geralmente (mas nem sempre) em preto, representando todas as cores da luz ser absorvida, em um círculo de cor, por outro lado, o centro é branco ou cinza, indicando uma mistura de diferentes comprimentos de onda da luz (todos os comprimentos de onda, ou duas cores complementares, por exemplo).
  • O arranjo de cores ao redor do círculo de cor é muitas vezes considerado como em correspondência com os comprimentos de onda da luz, ao contrário de matizes, de acordo com o círculo de cor original de Isaac Newton. Círculos de cores modernas incluem a púrpura, no entanto, entre o vermelho e o violeta. Color cientistas e psicólogos costumam usar as primárias aditivo, vermelho, verde e azul, e muitas vezes se referem à sua disposição cerca de um círculo como um círculo de cor em oposição a uma roda de cores.
  • O círculo das cores é a mistura de todos os tipos de cores: primária, secundárias e terceárias.

Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática.

Para combinações aditivas de cores, como em projetores de luz sobrepostos ou em monitores de CRT, as cores primárias normalmente usadas são vermelho, verde, e azul. Em combinações subtrativas de cores, como na mistura de pigmentos ou corantes, como nos impressos, as cores primárias usadas normalmente são ciano, magenta, e amarelo, mas o conjunto vermelho, amarelo e azul é popular entre artistas.

Qualquer escolha de cores primárias é essencialmente arbitrário; por exemplo, em um processo fotográfico antigo, autocromo, tipicamente eram usadas laranja, verde e violeta como cores primárias. Entretanto, a menos que quantidades de cores negativas sejam possíveis, a gama será restrita pela escolha das cores primárias.

A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária. As cores primárias aditivas mais usadas são as cores secundárias das cores subtrativas primárias mais comuns, e vice versa.