Saltar navegação

RESPIRAÇÃO

Conceito

A respiração é feita de dois momentos: a inspiração (quando se toma o ar) e a expiração (quando se exala o ar).

A respiração bem realizada é essencial para um bom resultado sonoro. É através da respiração que o som vocal existe. Ela, portanto, é vital para um som equilibrado, bonito e protegido de alguns tipos de abusos.

A inspiração deve ser feita pela boca e nariz, concomitantemente, pois assim o ar será aquecido, umedecido e filtrado (PINHO, 2004).

De acordo com Dinville (1993, p.52), este ar deve ser direcionado para a abertura das costelas inferiores, causando uma sensação de alargamento da cavidade abdominal, preenchendo de ar toda a parte mais larga dos pulmões, resultando no abaixamento do diafragma, o alargamento vertical e transversal da caixa torácica, possibilitando uma respiração ampla e profunda.

Esta é chamada de respiração intercostal ou costo-diafragmática. Mas para o canto realizado nas aulas de música, basta pedir a criança para respirar naturalmente, posto que, geralmente, elas ainda mantém a respiração correta, mas se for observada a elevação dos ombros e do peito - que conduzirão a uma respiração que utiliza a menor parte dos pulmões e contração dos músculos do pescoço e ombros - faz-se necessário reforçar a respiração correta, sem exigir demais de suas pequenas costelas e pulmões.

diafragma

respiracao